Publicado em: 20 de abril de 2023
Viver em paz 

Para: quarta-feira, 30 de novembro de 2022
Texto: 2Pedro 3.14-18  

“Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele. Lembrem que a paciência do nosso Senhor é uma oportunidade para vocês serem salvos.” (2Pe 3.14-15) 

Viver em paz nem sempre é algo fácil. Em nossa sociedade falta segurança, tolerância, paciência. Falta bom-senso, compreensão, respeito e amor. Tudo isso pode abalar a nossa paz. 

Nos dias do apóstolo Pedro não era diferente. Por causa do contexto social difícil e da aparente demora na volta de Jesus, muitos começaram a zombar da fé dos cristãos. Isso, por sua vez, ameaçava a confiança e a paz da vida cristã.   

Contudo, a maneira como Deus vê a história é diferente da maneira como nós a percebemos. Nós enxergamos uma cena, um momento, o agora. Deus, porém, vê a história como um todo, a obra completa, do início ao fim. Por essa razão, a Bíblia afirma que Deus não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência. Ele não quer que ninguém se perca, mas deseja que todos se arrependam de seus pecados e sejam salvos. O apóstolo Pedro escreveu: “Lembrem que a paciência do nosso Senhor é uma oportunidade para vocês serem salvos” (2Pe 3.15). Como um pai amoroso, Deus age pacientemente conosco, nos perdoa e levanta sempre que caímos, nos oferecendo a oportunidade de uma nova vida. 

Por esse motivo devemos nos esforçar para viver em paz conosco mesmos, com os outros e, principalmente, com Deus, buscando “crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus” (2Pe 3.18). Ele é a fonte da verdadeira paz. O próprio Jesus nos diz no Evangelho: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que lhes dou” (Jo 14.27). Quem crê em Jesus vive em paz com Deus, tem paz interior e pode viver em paz e harmonia com as pessoas.   

Oremos: Senhor Jesus, obrigado pelo perdão e pela salvação. Ensina-me a esperar pela tua volta. Ajuda-me a crescer em tua graça e no conhecimento de tua vontade. Sobretudo, dá-me tua paz, de modo que ela transborde em meu ser e em meu viver para tua honra e glória. Amém.