Publicado em: 17 de agosto de 2022
Um sacrifício a Deus 

Para: quarta-feira, 17 de agosto de 2022
Texto: Romanos 12.1-2  

“Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.” (Rm 12.1) 

Misericórdia e sacrifício são duas palavras que andam juntas na Bíblia. Muitas vezes, porém, parecem duas palavras contraditórias. Por meio do profeta Oseias, Deus disse: “Eu quero que vocês me amem e não que me ofereçam sacrifícios” (Os 6.6). Jesus cita esse profeta chamando as pessoas ao arrependimento, lembrando que Jesus veio para salvar pecadores.  

O problema comum de todo ser humano é que facilmente pensamos que, por fazermos alguma coisa, passamos a merecer aquilo que temos. Quando o povo passou a fazer sacrifícios sem lembrar da misericórdia de Deus por eles, Deus ordenou que o amassem e não que oferecessem sacrifícios.  

No entanto, misericórdia e sacrifício não são palavras contraditórias. Na verdade, por ter misericórdia de nós, Deus enviou o seu Filho para ser sacrificado por nós. Seu sacrifício na cruz nos deu o perdão dos nossos pecados e a vida eterna.  

Agora, por causa dessa misericórdia divina, podemos oferecer a nossa vida como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Foi isso que escreveu o apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos: “Por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele” (Rm 12.1). 

O ofertar de nossa vida em sacrifício não nos torna melhores do que ninguém. Na verdade, nesse ato, lembramos de como Deus sempre é bondoso para conosco e de como a sua misericórdia continua presente nesta terra. 

Deus expressa a sua misericórdia também por meio de nós. Cada vez que amamos e ajudamos alguém, fazemos isso porque Deus primeiro nos amou e nos salvou. A ele seja dada a nossa adoração.  

Oremos: Bondoso e eterno Deus, rendemos-te graças por tua grande misericórdia. Pedimos-te que, movidos por tua misericórdia, possamos oferecer a nossa vida como um sacrifício agradável a ti. Por Jesus Cristo. Amém.