Publicado em: 06 de outubro de 2022
Um pastor-ovelha 

Para: quinta-feira, 06 de outubro de 2022
Texto: Salmo 23  

“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.” (Sl 23.1) 

​​ O Salmo 23 é um dos textos mais conhecidos da Bíblia e foi escrito pelo rei Davi. Antes de Davi ser ungido rei em Israel, ele foi um pastor de ovelhas e conhecia muito bem tudo o que envolvia essa profissão, inclusive os seus perigos. Davi precisou defender o seu rebanho do ataque de animais selvagens, em mais de uma situação. Ele não era um pastor mercenário, pois se expôs ao perigo e não fugiu quando precisou socorrer as ovelhas que estavam aos seus cuidados. 

Por outro lado, nas muitas aflições e adversidades que Davi enfrentou em sua vida, ele sentiu-se frágil e vulnerável como uma ovelha que está na mira dos seus ferozes predadores. Mas ao mesmo tempo percebeu-se amparado e protegido por Deus, que foi para ele como um pastor que guia e protege o seu rebanho. Nessas horas, Davi sentiu-se consolado e concluiu que todos nós – e mesmo aqueles que hoje são chamados de pastores, por serem os líderes espirituais de uma igreja cristã – somos, antes de tudo, ovelhas do Supremo Pastor. Ele afirmou: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará” (Sl 23.1). 

Deus sabe e quer cuidar das nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais. Mesmo nas situações mais difíceis que enfrentamos em nossa vida, podemos ter a confiança na presença amorosa de Deus. Esse Deus, que não deixa nada nos faltar, enviou ao mundo o Bom Pastor Jesus, que na cruz nos libertou das garras afiadas do mal, do pecado e da morte eterna. Graças à vitória de Jesus sobre os nossos inimigos, Deus nos receberá como convidados de honra no seu banquete celestial.  

Oremos: Ó Deus, como é maravilhoso saber que nada nos falta quando escutamos a tua voz. É maravilhoso saber que somos amados, perdoados, abençoados, guiados e protegidos por ti. Perdoa-nos quando agimos como ovelhas rebeldes e desobedientes. Em nome de Jesus. Amém.