Publicado em: 31 de julho de 2021
Todos iguais, mas diferentes 

Para: sábado, 31 de julho de 2021
Texto: Colossenses 3.5-11  

“Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês.” (Cl 3.5) 

“Os homens são todos iguais.” “As mulheres são todas iguais.” No calor de uma discussão, frases como essas aparecem. Mas será que refletem a realidade? Nenhuma dessas afirmações é verdadeira. Primeiro porque, se fosse assim, homens e mulheres não passariam tanto tempo escolhendo alguém para namorar ou casar. Simplesmente escolheriam a primeira pessoa que aparecesse e pronto! Afinal, se são todos iguais, então, tanto faz. 

E em segundo lugar, a Bíblia afirma que Deus faz todos os seres humanos diferentes, fisicamente e emocionalmente. Cada pessoa é única e especial. Porém, existe um aspecto no qual todos os seres humanos são iguais perante Deus: o aspecto espiritual. Todos pecaram e precisam da glória de Deus. Sendo assim, todos os seres humanos estão, naturalmente, condenados ao inferno. Não existe ninguém que possa salvar a si mesmo. 

E, assim como todos estão igualmente condenados pelo pecado, todos também podem ser salvos de uma só maneira: Deus enviou seu Filho, Jesus Cristo, para que todos os que se arrependem dos seus pecados e nele creem não morram, mas tenham a vida eterna. Não existirão lugares melhores ou piores no céu, pois ninguém é salvo por merecimento, mas todos são salvos pela mesma fé no mesmo Salvador Jesus. Todos salvos pelo mesmo critério de Deus. 

Por outro lado, embora sejamos pecadores, Deus incentiva os cristãos a serem diferentes em suas atitudes. “Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês” (Cl 3.5), escreveu o apóstolo Paulo. Assim, por meio do testemunho e da prática de fé dos cristãos, mais pessoas serão contagiadas pelo amor de Jesus, e serão tornadas diferentes. Afinal, Jesus fará a diferença na vida delas: serão não mais condenadas, mas salvas pela fé em Jesus Cristo. 

Oremos: Pai amoroso, ajuda-me a viver de acordo com a tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.