Publicado em: 05 de janeiro de 2021
Terra em trevas 

Para: terça-feira, 5 de janeiro de 2021
Texto: Isaías 60.1-6 

“A luz do Senhor está brilhando sobre você; sobre você aparece a glória de Deus.” (Is 60.2)

“A terra está coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas” (Is 60.2). Novas epidemias, guerras são iniciadas, a morte tem o destaque nas mídias. Não é à toa que séries televisivas sobre um futuro caótico, cheio de violência e destruição, fazem sucesso. Afinal, a terra está coberta de escuridão e, quando somos sinceros sobre como o ser humano trata a natureza, os recursos naturais, e, especialmente, os outros seres humanos, não é difícil imaginar cenas de terror.  

Mas em um pequeno povoado de Israel, próximo à Jerusalém, brilhou a luz de uma mudança radical. Lá, chegaram pessoas sábias, estudiosos das estrelas vindos de outros países atraídos por essa luz. Uma luz gloriosa, maravilhosa, brilhou na terra de Israel, sobre a cidade santa de Jerusalém: “A luz do Senhor está brilhando sobre você [Jerusalém]; sobre você aparece a glória de Deus” (Is 60.2).  

Ao nascer, Jesus revelou a glória de Deus. Visitantes do Oriente vieram oferecer presentes. Diante deles estava o Filho de Deus, encarnado, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ouro? Incenso? Mirra? O que se pode oferecer a Jesus, ao Messias que mais tarde seria sacrificado e morto por toda a humanidade? Que venceria a escuridão da morte e ofereceria a paz que o mundo não pode dar? 

Com essa paz, a luz da salvação tem atraído pessoas de todos os continentes, de todos os tempos. Afinal, sabemos que, sem a luz divina, sem Jesus, o futuro é realmente sombrio, desesperador diante da morte e da condenação ao inferno. Mas, com ele, o hoje é cheio de esperança e perdão, de recomeço e da certeza de que o futuro é melhor na nova Jerusalém, na companhia de Deus. 

Oremos: Senhor Deus, tu enviaste Jesus ao mundo para que a tua luz brilhasse sobre nós. Obrigado por nos dares vida e um futuro eterno contigo por meio do que Jesus fez. Em nome dele oramos. Amém.