Publicado em: 21 de março de 2022
Sofrimento, perdão e cura 

Para: segunda-feira, 21 de março de 2022
Texto: João 9.1-12  

“Para que o poder de Deus se mostre nele.” (Jo 9.3) 

Por que as pessoas sofrem? Um castigo de Deus? Uma forma de pagamento pelos seus pecados? Muitos consideram o sofrimento como um ato de pagamento e de purificação. Por isso afirmam: “Aqui se faz, aqui se paga”. Ou dizem: “Você está pagando a culpa de vidas anteriores”.  Mas não é isso o que a Bíblia nos ensina. 

Certa vez Jesus se encontrou com um cego. E as pessoas perguntaram: “Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele?”. Jesus respondeu: “[Ele] é cego para que o poder de Deus se mostre nele” (Jo 9.3). 

O que esse texto nos ensina? Em primeiro lugar, que o sofrimento é fruto da natureza pecaminosa do ser humano e não o pagamento de um erro específico. Em segundo lugar, aprendemos que toda a culpa do pecado foi paga por Jesus Cristo, ao morrer na cruz. Lá ele foi o nosso substituto, perdoando nossos pecados. Em terceiro lugar, o texto do capítulo 9 do Evangelho de João nos ensina que Deus não deseja provocar intencionalmente desgraças em nossa vida. Mas, diante de nossas fraquezas, dores e imperfeições, a sua glória se manifesta. Ele traz vida e esperança para o pecador. Jesus revelou na vida do cego o seu amor e o seu poder. Ele o curou para que o nome de Cristo fosse proclamado. Por isso Jesus afirmou: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 9.5). 

É assim que Deus também ama você. Ele diz ao pecador arrependido: “Os seus pecados estão perdoados. Não há mais dívida a ser paga”. Em nossas dores e em nossos sofrimentos, ele nos diz: “O meu poder vai se manifestar e a minha luz vai brilhar sempre na sua vida”. 

Oremos: Bondoso Deus, agradeço-te pela dívida que foi paga e pelos pecados perdoados. Ajuda-me nas minhas fraquezas e dores, para que não veja isso como um castigo, mas como uma oportunidade para a manifestação do teu poder e da tua luz. Em nome de Jesus. Amém.