Publicado em: 18 de fevereiro de 2022
Religiosidade vazia de amor 

Para: sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
Texto: Oseias 5.15-6.6  

“Eu quero que vocês me amem e não que me ofereçam sacrifícios; em vez de me trazer ofertas queimadas, eu prefiro que o meu povo me obedeça.” (Os 6.6) 

Frequentar uma igreja, ajudar alguém que está precisando, orar e ofertar daquilo que você recebeu são algumas das práticas comuns de uma pessoa que se considera religiosa.  

O profeta Oseias viveu há muito tempo e foi chamado por Deus para denunciar a religiosidade vazia que o povo estava vivendo e praticando. Exteriormente os ritos eram cumpridos, as práticas religiosas eram vivenciadas, mas seus corações estavam vazios do que realmente importa. Sacrifícios eram feitos no Templo conforme a ordem do Senhor Deus mas, no dia a dia, o coração dos adoradores estava distante dos valores do seu Senhor.  

Por isso, Deus disse: “O que é que vou fazer com você, Israel? E com você, Judá, o que é que eu faço? Pois o amor de vocês é tão passageiro como a cerração ao nascer do sol; é como o orvalho, que seca logo de manhã. Eu quero que vocês me amem e não que me ofereçam sacrifícios; em vez de me trazer ofertas queimadas, eu prefiro que o meu povo me obedeça” (Os 6.4, 6).  

O nosso desafio não é abolir as práticas religiosas ou desprezá-las como sem valor, mas vencer a religiosidade vazia e ritualística para, então, viver uma religiosidade cheia de sentido e de amor. Deus nos desafia a vencer a “religião de domingo” para viver todos os dias cheios dos valores e princípios que recebemos por meio da sua Palavra, lida e pregada nos ritos praticados na comunidade de fé. Os ritos só fazem sentido quando estão conectados com algo maior, que transcende o rito. E os ritos cristãos precisam estar conectados com aquele que se esvaziou de si mesmo, com a finalidade de encher de amor e sentido a vida de cada um de nós: Jesus, o amor feito gente.  

Oremos: Jesus, livra-me da religiosidade vazia com que muitas vezes procuro me achegar a ti. Purifica-me do meu pecado. Confio no teu amor. Quero aprender e viver esse amor todos os dias da minha vida. Por amor do teu nome. Amém.