Publicado em: 04 de janeiro de 2021
Preparados para o último dia

Para: segunda-feira, 4 de janeiro de 2021
Texto: Lucas 21.25-36 

Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier. (Lc 21.36) 

Qual a reação que devemos ter com as palavras “fiquem alertas”? A Bíblia diz que muitos vão zombar, dizendo: “Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele?” (2Pe 3.4). No meio das piadas, ideias erradas e medo, é preciso entender e crer nos ensinos bíblicos. 

Quando Jesus fala que ele “aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória”, faz o alerta para não pegar ninguém de surpresa. Em outro momento, comparou essa vigilância com a atitude de empregados honestos no trabalho mesmo quando o patrão está ausente. Assim, deve ser um dia esperado e alegre, sentimento daquele que confia que Jesus é o seu Salvador e pratica essa fé nas obras de amor.  

O grande perigo são a descrença e as atitudes de uma vida longe de Deus. É isso que condena ao inferno. Não são os pecados, porque estes foram perdoados por Jesus na cruz. Dessa forma, o aviso de Jesus é para os cristãos que podem perder a fé, e para descrentes porque “quem não crer será condenado” (Mc 16.16).  

Mas, quais são as razões para a descrença? Ao falar das festas, bebedeiras e ocupações da vida terrena, Jesus oferece exemplos daquilo que mais afasta as pessoas de Deus. Nada há de errado com a diversão e o trabalho, ao contrário, são orientações bíblicas. Mas, Jesus também disse para buscarmos em primeiro lugar o seu reino e aquilo que Deus quer, e todas as outras coisas serão acrescentadas. As orientações de Jesus, sem dúvida, são iguais aos sinais de trânsito para se chegar ao destino são e salvo. 

Oremos: Bondoso Deus, eu te agradeço pelas orientações sobre a segunda vinda de Jesus. Creio que a salvação eterna é um presente que vem de ti. Ajuda-me para sempre estar preparado para este dia por meio da fé verdadeira e da vida de amor. Em nome de Jesus. Amém.