Publicado em: 09 de fevereiro de 2022
Povo exclusivo

Para: quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022
Texto: Deuteronômio 26.16-19

“E hoje o Senhor Deus declara que, conforme prometeu, vocês são o povo que é somente dele, e ele manda que vocês obedeçam a todos os seus mandamentos.” (Dt 26.18)

Você já pensou no grande privilégio que é fazer parte do povo de Deus? Israel recebeu esta maravilhosa notícia: ““E hoje o Senhor Deus declara que, conforme prometeu, vocês são o povo que é somente dele” (Dt 26.18). Naturalmente, todo privilégio traz consigo responsabilidades. Por isso Moisés também disse: “E ele [Deus] manda que vocês obedeçam a todos os seus mandamentos”.

O que temos aqui é, na verdade, um pacto, ou uma aliança, entre Deus e o seu povo que foi liberto da escravidão do Egito. Eram muito comuns, na época do Antigo Testamento, os assim chamados tratados de suserania. Quando um rei vencia uma determinada nação, o povo conquistado passava a ser uma espécie de propriedade peculiar. Mas a ação de Deus, apresentada no texto bíblico de Deuteronômio, é diferente. Deus não toma o seu povo à força, mas o liberta das garras do Faraó por bondade e graça.

Por meio do santo e precioso sangue de Jesus, Deus também nos libertou das mãos do Diabo. Se pararmos para pensar, ser povo de Deus denota que sozinhos somos pequenos e frágeis, condenados à perdição. Contudo, pertencentes a Deus, vivemos pela força da graça e da misericórdia a partir da obra de Jesus, seu filho. O apóstolo Pedro escreveu: “Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9).

Algumas marcas evidenciam o povo de Deus no mundo, como a dedicação e o testemunho dos atos de salvação de Jesus. Que privilégio é fazer parte do povo de Deus e viver conforme os critérios da sua aliança! Podemos confiar que aquele que começou boa obra em nós, vai completá-la até o dia final.

Oremos: Senhor Deus, sendo teu povo, queremos viver em amor e anunciar a tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.