Publicado em: 08 de agosto de 2020
Parecido com o Pai 

Para: sábado, 8 de agosto de 2020
Texto: Efésios 5.1-2 

“Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele.” (Ef 5.1) 

Nossa, como você é parecido com seu pai! Você já ouviu essa frase? Talvez alguém já tenha dito isso para você ou, quem sabe, você mesmo disse isso para alguém. Normalmente falamos assim quando percebemos uma certa afinidade nos traços físicos de pais e filhos, ou ainda quando notamos um comportamento semelhante entre pais e filhos. 

O apóstolo Paulo escreveu em Efésios 5.1: “Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele”. Mas como podemos ser como nosso Pai celestial? 

Na verdade, na criação do mundo, Deus fez o ser humano parecido com ele, como lemos em Gênesis 1.27: “Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus”. Isso está diretamente relacionado com o conhecimento, com a santidade e com a justiça. No seu estado original, o ser humano apresentava semelhança com Deus, sendo Adão criado à semelhança do Deus triúno a fim de que o conhecesse, servisse e pudesse experimentar perfeita comunhão com Deus. 

No entanto, o ser humano perdeu, pela queda em pecado, a sua justiça e santidade, pois agora se acha em pecado. Então, como podemos ser parecidos com nosso Pai celeste? O apóstolo Paulo nos ajuda quando escreveu: “Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus. Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho” (Rm 8.1, 29). 

A partir de Jesus Cristo e por meio dele nos tornamos novamente parecidos com nosso Pai celestial, pois Jesus é o Deus encarnado e a imagem do Deus invisível. Jesus veio restaurar nossa condição e hoje, vivendo com Cristo e por causa dele, nos tornamos filhos de Deus e semelhantes ao nosso Pai celeste.

Oremos: Obrigado, querido Jesus, por me perdoares, restaurando minha condição de filho de Deus. Amém.