Publicado em: 03 de fevereiro de 2022
Obediência e felicidade

Para: quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022
Texto: Salmo 112

“Aleluia! Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos!” (Sl 112.1)

Obedecer à lei de Deus é algo bom ou ruim? Naturalmente o ser humano não gosta de estar sujeito à lei. Obedecer à lei de Deus, para alguns, pode soar como uma prisão ou escravidão. A tentação é pensar que ser livre é seguir os desejos do coração e não precisar obedecer à lei.

Pense um pouco nas leis de trânsito. Obedecer às leis de trânsito é bom ou ruim? As leis de trânsito servem para nos ajudar ou atrapalhar? Alguém apressado pode argumentar que o limite de velocidade o atrapalha, que ele não tem tempo para esperar pelo sinal verde no semáforo ou pelo local permitido de ultrapassagem.

Mas, imagine o trânsito sem lei, em que cada pessoa é livre para fazer o que deseja. Qual seria o resultado? Certamente seria o caos, com muitos acidentes e muita gente ferida ou morta. Assim, o que parecia ser uma grande liberdade se tornaria uma grande prisão. Pensando bem, as leis de trânsito servem para nos proteger, para termos uma viagem mais segura e feliz.

Assim também acontece com a lei de Deus. Porque nos ama, Deus nos diz o que é o bom e o que é ruim. Ele deseja o melhor para nós e quer livrar-nos do pecado que nos torna escravos e causa dor aqui neste mundo e eternamente. Se entendemos essa verdade, podemos experimentar prazer em obedecer a Deus: “Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos!” (Sl 112.1).

Deus quer tanto o nosso bem que nos deu a sua lei e nos ama tanto que enviou o seu único filho Jesus Cristo para este mundo. Temendo a Deus e obedecendo à sua lei, somos felizes. Incapazes de cumprir perfeitamente a lei de Deus, podemos nos voltar a ele arrependidos, pedir o seu perdão e confiar em Jesus. Afinal, Jesus pagou por nossos pecados na cruz.

Oremos: Obrigado, Senhor Deus, pela tua santa Palavra. Nela encontro a maneira certa de viver e a boa notícia do perdão e da vida eterna pela fé em Jesus. Amém.