Publicado em: 26 de setembro de 2021
O que mais importa?

Para: domingo, 26 de setembro de 2021
Texto: Lucas 16.19-31 

“Havia um homem rico que vestia roupas muito caras e todos os dias dava uma grande festa.” (Lc 16.19) 

O que mais importa para você na sua vida? O trabalho, a família, os amigos, os bens materiais? Ou a vida eterna?  

No Evangelho de Lucas, capítulo 16, versículos 19 a 31, temos a história de um homem rico, contada por Jesus. O que mais importava para aquele homem era vestir roupas muito caras e oferecer todos os dias uma grande festa para os amigos. Ele não se importava com as pessoas necessitadas ao seu redor. O seu desprezo foi total para com um homem pobre, chamado Lázaro, que procurava matar a fome com migalhas que caíam da mesa do homem rico. Porém, ao morrer, a riqueza daquele homem rico de nada adiantou para a sua salvação eterna. 

Essa história não condena a riqueza nem o cuidado com as coisas terrenas. Ela quer ensinar, isso sim, que não podemos nos deixar dominar pelo apego às coisas materiais, e que o que mais importa é a eternidade. A história ensina também que quem não busca a Deus também não vê o próximo em seu caminho. 

Os nossos dias estão tão cheios de prioridades e desejos que, muitas vezes, temos dificuldades para distinguir o urgente do importante. É muito fácil perdermos a perspectiva correta do que tem mais valor. 

Por isso, a Palavra de Deus chama você e eu para amarmos e confiarmos em Deus acima de tudo em nossa vida, termos Jesus como o Salvador, amarmos o próximo, e investirmos naquilo que é eterno. Todas as demais coisas serão acrescentadas, conforme a vontade de Deus. 

A fé cristã e o amor de Jesus nos ajudam a distinguir entre o que é significativo e o que é menos importante. O que mais importa para Deus é que todos sejamos salvos e que, nesta vida, amemos a Deus e amemos o nosso próximo como a nós mesmos. 

Oremos: Querido Deus, ensina-me a valorizar o que realmente mais importa.  Conserva-me na fé em Jesus para a vida eterna e no amor ao próximo. Em nome de Jesus. Amém.