Publicado em: 13 de dezembro de 2021
O Filho do Deus vivo 

Para: segunda-feira, 13 de dezembro de 2021
Texto: Mateus 16.13-20  

“O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.” (Mt 16.16)

A viagem que Jesus fez com seus discípulos para a cidade de Cesareia de Filipe foi a mais distante. Cesareia abrigava uma enorme variedade de cultos pagãos. Se houve um lugar que representava bem o que são as portas do inferno, era aquele lugar. 

Jesus levou os seus discípulos para essa região e perguntou: “Quem o povo diz que o Filho do Homem é?” Eles deram as respostas que ouviam da boca das pessoas: João Batista, Elias, Jeremias ou algum outro profeta. O fato de as pessoas pensarem que Jesus era a reedição de algum desses profetas mostra que eles o tinham em alta consideração. Qualquer um ficaria feliz ao ser comparado a João Batista, Elias ou Jeremias. Mas, Jesus é muito mais. 

Ele voltou a pergunta aos seus discípulos e Pedro, inspirado por Deus, fez a confissão completa, perfeita: “O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16). Pedro afirmou claramente que Jesus é Deus igual ao Pai e aquele que foi prometido pelo Pai para redimir e salvar toda a humanidade pelo seu sacrifício, morte e ressurreição. 

Se perguntarmos às pessoas quem elas pensam que Jesus Cristo é, receberemos respostas muito diversas: um mestre, um exemplo ou o homem mais inteligente do mundo. No entanto, nenhuma dessas respostas chega perto de descrever quem Jesus realmente é. Essas respostas não mostram e nem confessam quem é Jesus, mas escondem a verdadeira identidade do nosso Salvador. 

“O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo”. Essas palavras que o Pai colocou no coração e na boca do apóstolo Pedro precisam também estar no nosso coração para crermos que ele é, de fato, o Filho de Deus, o nosso Salvador, e para o confessarmos diante das pessoas. 

Oremos: Senhor Deus, ajuda-me a crer em teu Filho Jesus como meu Salvador e a testemunhar sobre ele para as pessoas. Amém.