Publicado em: 17 de junho de 2022
Nunca abandonados 

Para: sexta-feira, 17 de junho de 2022
Texto: Jeremias 20.7-13  

“Mas tu, ó Senhor, estás comigo e és forte e poderoso.” (Jr 20.11) 

O sentimento de abandono é muito comum. Em algum momento da vida, em alguma situação, esse sentimento aparece. Sentimo-nos abandonados por pessoas a quem queremos bem e, muitas vezes, nos sentimos assim até mesmo em relação a Deus.  

Jeremias se sentiu assim. O profeta se sentiu tão abandonado a ponto de amaldiçoar o dia em que nasceu. Mas mesmo em meio a esse sentimento todo, Jeremias reconheceu que Deus estava com ele: “Mas tu, ó Senhor, estás comigo e és forte e poderoso” (Jr 20.11). Parece que Jeremias estava mudando de ideia em sua fala. Sentia-se abandonado, mas sabia que Deus estava com ele. Reclamava dos caminhos de sua vida, mas reconhecia a soberania de Deus.  

Somos assim também. Nossa fé é assim. Agimos de forma muito parecida com a do profeta. Podemos, porém, colher da sua experiência, das dificuldades pelas quais ele passou. Podemos aprender que a vida não é fácil, mas não precisamos viver sozinhos com nossas angústias. Podemos e devemos derramar isso aos pés da cruz. Assim como Jeremias, podemos ter a certeza de que Deus é justo e hoje sabemos, pela Palavra de Deus, que essa justiça é feita em Jesus.  

Jesus foi abandonado na cruz, em nosso lugar. Aquilo que nós merecíamos por causa do pecado, foi pago por Cristo. Por isso, mesmo que nos sintamos abandonados, podemos refletir sobre a presença do Salvador em nossa vida. Em Jesus, Deus se faz presente e sempre está conosco. Não esqueçamos que, mesmo em momentos mais solitários, o “Deus forte e poderoso” nos acompanha. Jesus se faz presente, ouvindo nossas orações e ele fala conosco através da sua Palavra. Ouçamos o que ele tem a dizer e confiemos na sua presença e amor por nós. 

Oremos: Senhor, obrigado pela tua presença em nossa vida. Mesmo que em muitos momentos nos sintamos sozinhos, faze-nos lembrar de que Jesus não nos abandona nunca. Em nome de Jesus. Amém.