Publicado em: 02 de janeiro de 2024
Nós e os governantes

Para: terça-feira, 02 de janeiro de 2024
Texto:  

“Ó Deus, ensina o rei a julgar de acordo com a tua justiça! Dá-lhe a tua justiça para que governe o teu povo com honestidade e trate com justiça os explorados.” (Sl 72.1-2) 

Vocês já notaram como é fácil falar mal dos governantes? Quando alguém assume um cargo político, as críticas começam.O Salmo 72 mostra um exemplo diferente. No tempo em que o salmo foi escrito, o governante máximo do povo de Israel era um rei. A primeira coisa que o autor pede é: “Ó Deus, ensina o rei a julgar de acordo com a tua justiça! Dá-lhe a tua justiça para que governe o teu povo com honestidade e trate com justiça os explorados” (Sl 72.1-2). 

O salmista pede que Deus ensine o governante a fazer juízos corretos. Para isso, ele deve ter como modelo a justiça de Deus. Ele até pede que Deus dê a sua justiça ao governante. O que nós podemos aprender desse salmo? Primeiro, que devemos orar pelos nossos governantes. Orar pelo governo é algo muito mais positivo que apenas destilar críticas. Além disso, aprendemos que devemos compartilhar com os governantes a justiça de Deus. Conhecer a justiça de Deus, segundo o que aprendemos neste salmo, não é algo natural. É algo que pode ser ensinado e aprendido. Mas é algo bom. Quando alguém conhece e pratica a justiça de Deus, ele governa com honestidade e trata com justiça quando alguém é explorado. Isso não significa ignorar os problemas. O autor reconhece que existem pessoas que são exploradas. O que muda é como os explorados passam a ser tratados: com justiça e honestidade. 

 Orar pelos governantes é uma coisa que todos nós podemos fazer. E, se pedimos que eles aprendam a governar com justiça, também devemos pedir a Deus que ele nos ensine a viver de igual modo. Por meio de Jesus Cristo, aprendemos a viver uma vida assim, com honestidade e justiça. Nenhum de nós pode se vangloriar de que vive de modo perfeito. Mas Deus nos oferece perdão para que possamos viver assim como ele nos ensina. 

Oremos: Senhor Deusestejas com os nossos governantes. Permite que eles conheçam a tua justiça e tomem decisões de acordo com este ensinamento. Ajuda também a nós a vivermos dessa maneira. Por amor de Jesus. Amém.