Publicado em: 06 de abril de 2024
Não se engane

Para: sábado, 06 de abril de 2024
Texto: 1João 1.5-2.2 

Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. (1Jo 1.8-9)  

Reconhecer a culpa não é algo fácil. Por natureza, o ser humano procura todas as alternativas possíveis para se desviar da culpaTer que reconhecer a culpa nos torna vulneráveis, e ninguém gosta de ser ou estar vulnerável. 

Deus conhece essa nossa dificuldade desde o princípio. Após a queda em pecado, Adão colocou a culpa em Eva e, de uma certa forma, em Deus também. Eva colocou a culpa na serpente. Ou seja, todos estavam terceirizando a culpa. 

Assumir a culpa já é algo complicado. Mas muitas pessoas não se reconhecem culpadas, pelo menos não diante de Deus. Esse é um problema mais grave. Saber que está errado e não assumir é ruim, mas não saber, ou não se reconhecer como alguém que erra é muito pior. 

Na Primeira Carta de João lemos o seguinte: “Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós” (1Jo 1.8). Deus está nos dizendo que, se achamos que não pecamos, estamos nos enganando. Isso é grave, pois, se não reconhecemos que somos pecadores, não reconhecemos o que Jesus fez na cruz, e consequentemente não temos o benefício do perdão. 

O texto de João continua motivando o nosso confessar: “Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade” (1Jo 1.9). Deus promete nos perdoar e nos ajudar a viver e lutar contra o pecado. 

Quando confessamos nosso pecado, Deus não nos declara culpados. Ele nos absolve e coloca toda a culpa sobre Jesus. Não sofremos mais pela culpa do pecado, apenas as consequências aqui no mundo. Mas não sofreremos eternamente. Não se engane, confesse os seus pecados! Confesse Jesus como salvador! 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por colocares a nossa culpa em Jesus. Perdoa o meu pecado, em nome de Jesus. Amém.