Publicado em: 20 de dezembro de 2020
Magnificat 

Para: domingo, 20 de dezembro de 2020
Texto: Lucas 1.46-56 

“A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. (Lc 1.47) 

Muitas coisas na Bíblia receberam nomes provenientes do grego ou do latim quando foram feitas as primeiras traduções. Gênesis vem do grego “no princípio”, as primeiras palavras do livro. O texto original era corrido, sem títulos, explicações e tampouco números de capítulos e versículos. Essas adaptações foram incorporadas para facilitar a nossa leitura da Escritura Sagrada. 

O cântico de Maria em Lucas 1, tem o título de “magnificat” em latim significa grandeza. Desconhecemos quem colocou esse título, mas com certeza, acertou ao fazê-lo. O único lugar onde esse texto aparece é no Evangelho do médico Lucas que, possivelmente, entrevistou a mãe de Jesus pois ele mesmo escreveu: “Eu estudei com todo o cuidado como foi que essas coisas aconteceram desde o princípio e achei que seria bom escrever tudo em ordem” (Lc 1.3). 

Quando Maria estava visitando a sua parente Isabel, o feto, que depois se chamaria João Batista, se mexeu na barriga de Isabel de tanta alegria por estar junto da mãe do Salvador Jesus. Motivada por tudo o que estava acontecendo, Maria exclama esta poesia de muito conteúdo, chamada “magnificat”. E Maria começa pela humildade: “A minha alma anuncia a grandeza do Senhor” (Lc 1.47). Maria realmente se considerava serva e não queria nenhum título de intermediária, santa, ou sem pecado. “O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador”, ela confessa, mostrando que também precisava de salvação. 

Grande é o Senhor. Deus é quem merece toda honra e glória. Maria teve o privilégio de ser a mãe do Salvador, portadora de um milagre ao dar um corpo humano para o Filho de Deus, de estar com ele até o trágico momento da cruz e de fazer parte do nascimento da igreja cristã. 

Oremos: Amado Pai, obrigado por mostrares, por meio da tua palavra, a vida e o sentimento dos teus servos, humildes. Em nome de Jesus. Amém.