Publicado em: 07 de outubro de 2021
Lembrar e ser lembrado 

Para: quinta-feira, 7 de outubro de 2021
Texto: Salmo 111  

“O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia.” (Sl 111.4) 

O ser humano parece ter uma capacidade maior para lembrar-se de momentos ruins e traumáticos do que para lembrar-se de momentos bons e alegres. Parece que temos dificuldade para guardar as memórias boas e facilidade de guardar memórias ruins. 

É comum que lembranças dolorosas, momentos de medo e pavor, normalmente com muitos detalhes, continuem assombrando o dia a dia das pessoas mesmo muito tempo depois de terem acontecido. Por conta disso, às vezes um tratamento de saúde acaba sendo necessário. 

O Salmo 111 afirma que Deus tem uma capacidade diferente do ser humano e, até mesmo, um jeito de pensar que contraria esse modo humano de guardar ou esquecer as memórias: “O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia. Ele dá alimento aos que o temem e nunca esquece a sua aliança” (Sl 111.4-5). 

Se a mente pecadora do ser humano é rápida em esquecer as bênçãos e devagar em esquecer as dificuldades, Deus, por outro lado, age de forma diferente. Ele não nos deixa esquecer os seus feitos maravilhosos e, ao mesmo tempo, também não esquece da sua aliança, pela qual prometeu nos dar suas bênçãos maravilhosas sempre de novo. 

Quando o Salmo 111 fala dos feitos de Deus, a Escritura Sagrada está nos lembrando das coisas que Deus fez ao seu povo para salvá-lo de muitos perigos, da escravidão e inclusive da própria morte! E ele nos salva não de qualquer morte, mas daquela morte que foi vencida por Jesus Cristo quando “Deus pôs o seu povo em liberdade e fez com ele uma aliança eterna” (Sl 111.9), aliança que é a maravilhosa obra da salvação. 

Oremos: Senhor Deus, lembra-me sempre de que as tuas bênçãos são sempre maiores do que as dificuldades que enfrento. Obrigado pela tua salvação feita e concedida a mim por Jesus Cristo. Amém.