Publicado em: 12 de agosto de 2022
Jesus é para todos 

Para: sexta-feira, 12 de agosto de 2022
Texto: Isaías 56.1-8  

“Pois a minha casa será chamada de ‘Casa de Oração’ para todos os povos.” (Is 56.7) 

O Antigo Testamento da Bíblia Sagrada gira em torno de um povo, Israel. O propósito de Deus para esse povo está expresso no livro de Êxodo: “Vocês são um povo separado somente para mim e me servirão como sacerdotes” (Êx 19.6). Os sacerdotes eram como intermediários entre Deus e o povo. Assim também a nação de Israel deveria ser o “ponto de contato” de Deus com todos os povos. Contudo, algumas leis estabelecidas pelas autoridades religiosas discriminavam certas classes de pessoas na participação em cultos e cerimônias. O texto bíblico cita duas: os eunucos (homens mutilados para não ter filhos) e os estrangeiros.  

Por meio do profeta Isaías, Deus chamou a atenção deles, dizendo: “A minha casa será chamada de ‘Casa de Oração’ para todos os povos” (Is 56.7). Ou seja, para todos os povos, sem restrições. Ao mesmo tempo Deus enviou uma palavra de conforto para os excluídos. Aos eunucos (que não podiam ter filhos), ele disse: “Façam aquilo que me agrada e sejam fiéis à minha aliança e eu lhes darei uma coisa melhor do que filhos e filhas. Se um eunuco fizer isso, ele fará parte do meu povo para sempre” (Is 56.4-5). Também aos estrangeiros, garantiu: “Se forem fiéis à minha aliança vocês ficarão felizes na minha casa de oração” (Is 56.6-7).  

O perfeito intermediário entre Deus e todas as pessoas é Jesus: “Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos, Cristo Jesus, que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados” (1Tm 2.5). Jesus fez isso por todas as pessoas. Pela fé em Jesus somos parte do santo povo de Deus. E não importa nossa condição física ou social, não importa nossa nacionalidade, cor ou raça.  

Oremos: Jesus amado, somos felizes por fazer parte do teu povo. Firma-nos na fé para que façamos o que te agrada. Amém.