Publicado em: 26 de dezembro de 2018
Ele teve compaixão de nós

Para: Quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Tito 3.4-7

“Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, ele nos salvou porque teve compaixão de nós.” (Tt 3.4-5)

Vivemos no mundo das compensações: aqui é preciso “fazer por merecer”. Nada é de graça. E nós assimilamos isso e com facilidade transferimos esse pensamento para o nosso relacionamento com Deus. Ou seja: se somos bons, Deus também será bom conosco. Se fazemos o bem, também receberemos o bem de Deus. Se amamos a Deus, também seremos amados por ele. Será que as coisas funcionam assim?

Para saber, ouçamos Deus. E ele nos fala claramente na Bíblia, através do apóstolo Paulo: “Quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa” (Tt 3.4-5). A pergunta está respondida. Deus nos ama, não porque nós tenhamos feito algo de bom, mas ele nos ama porque Deus é amor. Em outro texto da Bíblia podemos ler: “Mas Deus mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado” (Rm 5.8).

A compaixão está no coração de Deus: “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho” (Jo 3.16). Natal é a festa do amor de Deus, que tem compaixão do ser humano. Porém, o amor de Deus tem reflexos na vida daqueles que creem, criando neles um novo jeito de viver e de se relacionar com o próximo. As orientações estão no mesmo livro do Tito, capítulo 3: “Recomende aos irmãos (aos cristãos) que estejam prontos a fazer tudo o que é bom. Aconselhe que não falem mal de ninguém, mas que sejam calmos e pacíficos e tratem todos com educação. Insista nesses assuntos, para que os que creem em Deus se interessem em usar o seu tempo fazendo o bem. Isso é bom e útil para todos” (Tt 3.1, 2, 8).

Oremos: Senhor, nosso Deus, derrama generosamente o teu Espírito Santo sobre nós. Revela-nos a tua compaixão, dá-nos a certeza da vida eterna pela fé em Jesus e ensina-nos a viver de um jeito novo, com compaixão. Amém.