Publicado em: 23 de julho de 2023
Deixem crescer juntos

Para: domingo, 23 de julho de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 13.24-30

“Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: ‘Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito’.” (Mt 13.30)

Você já tentou arrancar uma erva daninha e, quando se deu conta, havia arrancado uma planta boa? Isso é algo bem comum de acontecer. A nossa intenção é somente arrancar a planta nociva, mas como ela está próxima da planta boa, talvez até mesmo com as raízes entrelaçadas com a boa planta, acabamos arrancando o que não deveríamos.

Jesus usa essa comparação para falar das pessoas. O joio e o trigo são duas plantas muito parecidas. E nas plantações de trigo havia o grande risco de o agricultor, ao tentar retirar o joio, arrancar o trigo também.

O que Jesus quer nos mostrar é que nós não conseguimos conhecer inteiramente as pessoas e também que a nossa função não é arrancar, mas semear a sua Palavra. Apesar de parecer que algumas pessoas nunca irão mudar suas más atitudes, sabemos que Deus pode mudar o coração delas e não cabe a nós julgarmos.

Por isso Jesus diz: “Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: ‘Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito’.” (Mt 13.30). O objetivo de Deus é salvar todas as pessoas. Ele é amigo de todos e quer que todos sejam salvos. Foi por isso que ele enviou o seu Filho Jesus ao mundo para morrer e ressuscitar para a nossa salvação.

“Deixem que cresçam juntos” é o conselho de Jesus. Foi Deus quem colocou a fé em nosso coração. Ele nos transformou em trigo. Então, semeemos a sua Palavra para que, no dia da colheita de Deus, muitos possam ir para o celeiro celeste, o céu.

Oremos: Obrigado, Deus, por nos fazeres teus filhos. Não deixes que julguemos as pessoas, mas que, sem distinção, falemos do teu grande amor revelado em Jesus Cristo. Amém.