Publicado em: 03 de janeiro de 2020
Coragem para continuar 

Para: sexta3 de janeiro de 2020
Texto: 1Samuel 30.1-6 

Davi ficou então numa situação muito difícil, pois os seus homens estavam tão amargurados por ficarem sem os seus filhos, que falavam até em matá-lo a pedradas. Mas o Senhor, seu Deus, lhe deu coragem.” (1Sm 30.6) 

Ao voltarem para casa, Davi e os seus soldados encontraram a sua cidade queimada por inimigos. E as suas esposas e os seus filhos haviam sido levados embora, como prisioneiros. A dor e a tristeza eram tão grandes que todos choraram até ficarem sem forças. A amargura, então, começou a gerar raiva nos soldados de Davi. Afinal, eles haviam arriscado a própria vida para defenderem Davi, mas perder a família assim, era demais. “Davi ficou então numa situação muito difícil, pois os seus homens estavam tão amargurados por ficarem sem os seus filhos, que falavam até em matá-lo a pedradas. Mas o Senhor, seu Deus, lhe deu coragem” (1Sm 30.6). 

Davi também estava sofrendo. Afinal, a família dele também havia sido levada. Ele também chorava e enfrentava a angústia de perder quem tanto amava.  Mas ele precisava agir e Deus lhe deu coragem para agir. 

Diante das nossas tragédias pessoais, do luto, da angústia e da tristeza, por vezes temos vontade apenas de reclamar, de jogar pedras, ou de desistir. Mas é preciso continuar. Quando as nossas lágrimas se secam e os nossos olhos acendem o brilho da vingança, da raiva, podemos gerar novas tragédias agindo conforme o nosso desejo de reparação. Então, é preciso lembrar a vontade de Deus. Quando a dor parece mais forte do que a vontade de viver, então é preciso ouvir o Deus que nos dá coragem. O Deus que conhece os nossos sofrimentos, as nossas raivas e angústias, enviou o Rei Jesus para nos servir com o perdão e a vida eterna. Por meio de Jesus, não precisamos cair em desespero. Afinal, o próprio Deus está ao nosso lado. E Deus, por meio de Jesus, nos promete o seu Espírito Santo. Assim, seja o que vier pela frente, tragédias ou vitórias, o Senhor, nosso Deus, nos dará coragem! 

Oremos: Pai, nos dias de angústia e sofrimento, não me deixes desistir. Mas que o teu Espírito Santo me traga consolo e força, graça e poder, por causa e em nome de Jesus. Amém.