Publicado em: 24 de maio de 2020
Comunhão entre irmãos 

Para: domingo, 24 de maio de 2020
Texto: João 17.11-19  

“Guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. (Jo 17.11) 

No Evangelho de João, capítulo 17, temos a última e profunda oração de Jesus antes de morrer. São palavras que revelam o “último desejo” de Jesus. Dentre muitos pedidos feitos ao Pai, o desejo mais forte de Jesus é que os cristãos vivam unidos, em comunhão. Jesus ora: “Guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um” (Jo 17.11). 

A oração de Jesus é consoladora para nós. O mundo está muito dividido e confuso por causa da grande oferta de falsos deuses e caminhos diferentes a seguir. A nossa sociedade está polarizada diante de discussões sobre diferentes assuntos.  O amor está esfriando. Além disso, nós temos experimentado estresses e pressões na família e no trabalho, desafios e tensões por causa dos nossos deveres e responsabilidades. Pais, filhos, jovens, trabalhadores, todos carregamos as nossas cargas e dos outros também. E tudo isso muitas vezes causa atritos e separações. 

Em meio às diferenças, somos chamados à comunhão. Isso não significa que tenhamos que pensar a mesma coisa, que tenhamos que abrir mão dos nossos direitos, ou que tenhamos que aceitar todos os tipos de comportamentos. A oração de Jesus é que caminhemos juntos numa só fé, num mesmo propósito, sendo tolerantes com os fracos, estendendo a mão para os vacilantes, aceitando o modo diferente de pensar do outro, perdoando os que falharam e vivenciando os princípios que refletem o amor de Jesus. 

Jesus não apenas orou por nós. Ele morreu na cruz para concretizar esse amor em nosso coração e tornar possível essa comunhão. Ele nos ajuda a vencer o egoísmo e o orgulho para podermos, por meio de atos e gestos de amor, testemunhar do amor que temos recebido dele. 

Oremos: Querido Deus, enche nosso coração com teu amor e com a capacidade de perdoar e aceitar o outro. Ajuda-nos a viver em comunhão com todos os cristãos. Em nome de Jesus. Amém.