Publicado em: 22 de agosto de 2020
Amor que salva 

Para: sábado, 22 de agosto de 2020
Texto: Efésios 5.22-33  

Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. (Ef 5.25) 

Quando o apóstolo Paulo fala da relação entre esposas e maridos, ele compara o amor do marido pela esposa com o amor de Cristo pela Igreja“Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela” (Ef 5.25). Cristo deu sua vida pela Igreja, e é assim que o marido deve amar sua esposa e alimentar e cuidar do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja. Mas, como foi que Cristo deu sua vida pela Igreja? Que igreja é essa? E como Cristo a alimenta e cuida dela? 

A Igreja, chamada na Bíblia de “corpo de Cristo”, é o conjunto de todas as pessoas que creem em Jesus Cristo como seu Salvador. Na confissão de fé cristã mais conhecida, o Credo Apostólico, dizemos: “Creio na santa igreja cristã – a comunhão dos santos”. Essa comunhão dos santos é exatamente o corpo de Cristo, todos os que têm fé em Jesus. Quando veio ao mundo há 2.000 anos, nascendo como um de nós, mas sendo ao mesmo tempo verdadeiro Deus, Jesus cumpriu as promessas que Deus havia feito ao seu povo de enviar alguém especial para salvar as pessoas do pecado que as afasta de Deus e as condena à morte eterna. Jesus cumpriu a Lei de Deus que não cumprimos e numa cruz morreu para pagar o castigo que nós merecíamos por nossos pecados, dando sua vida santa para nos purificar. 

Desde então, Jesus cuida e alimenta seu corpo, a Igreja, por meio de sua Palavra, a Bíblia, e da Santa Ceia, o alimento celestial em que os cristãos recebem o Cristo vivo para fortalecimento da fé nele. 

Na relação entre marido e mulher, Deus quer que exista esse amor, que se sacrifica e até dá a vida pelo outro. É o amor vem do próprio Deus. E você está convidado a conhecer, receber e viver esse amor em sua vida e em sua família, pela fé em Jesus Cristo. Crendo em Jesus, somos parte do seu corpo e recebemos dele cuidado, alimento espiritual e o amor que salva. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por dar-nos em Cristo o amor que salva e nos leva a amar uns aos outros. Amém.