Publicado em: 10 de outubro de 2021
Ajoelhado aos pés de Deus 

Para: domingo, 10 de outubro de 2021
Texto: Lucas 17.11-19 

“E, quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta. Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu.” (Lc 17.15-16) 

Qual é a melhor forma de alguém louvar a Deus? É o próprio Jesus quem nos ensina a responder essa questão. O evangelista Lucas contou a história de dez leprosos que haviam sido curados de sua doença. No entanto, somente um voltou para agradecer a Jesus, que os havia curado. Normalmente o assunto abordado nesse texto é a gratidão, ou ingratidão, desses homens. Mas o Salvador nos ensina que algo muito mais profundo aconteceu no coração do homem que retornou. 

Lucas relata que “quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta. Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu” (Lc 17.15-16). O louvor a Deus foi dado de joelhos, aos pés de Jesus. Essa não é somente a melhor forma, mas é a única forma por meio da qual uma pessoa pode louvar a Deus: ajoelhando-se aos pés de Jesus! Os louvores, as orações, os cânticos, os serviços e todas as outras coisas que são feitas para louvar a Deus, somente são realmente para Deus quando os que as oferecem se curvam e reconhecem quem Jesus é. Foi o que fez aquele samaritano curado. 

É o próprio Jesus quem afirma isso quando pergunta ao final do texto: “Por que somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus?” (Lc 17.18). Jesus não aponta para o céu para falar de Deus nesse momento nem está falando de outra pessoa. Ele aponta para si próprio e está falando de si mesmo. 

O homem não recebeu somente um presente passageiro ao ser curado da doença, mas ele conheceu o verdadeiro Deus. E como ele decidiu adorá-lo? Ajoelhando-se aos seus pés. Ele creu em Jesus, seu Deus e seu Salvador, e a verdadeira doença do pecado havia sido curada. 

Diante de Jesus, sabemos que estamos diante do Salvador da nossa vida. Estar ajoelhado diante dele é estar ajoelhado diante do próprio Deus. 

 Oremos: Querido Jesus, eu ajoelho-me diante de ti porque és o Deus da minha salvação e todo meu louvor é somente teu. Amém.