Publicado em: 07 de janeiro de 2021
Abrigados 

Para: quinta-feira, 7 de janeiro de 2021
Texto: Salmo 29 

“O Senhor dá força ao seu povo e o abençoa, dando-lhe tudo o que é bom.  (Sl 29.11) 

É provável que você já tenha se assustado com o som de um trovão em meio a uma tempestade. Afinal, o Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo, com quase oitenta milhões por ano. Embora haja o susto do estrondo, ficamos tranquilos ao saber que as nossas edificações dispõem de para-raios que atraem as descargas elétricas ao solo, deixando-nos seguramente abrigados. 

O Salmo 29 fala de trovões e relâmpagos e de seu barulho, traçando um paralelo com a voz do Senhor e exaltando a sua glória. O salmo afirma que Deus é o Senhor sobre a natureza criada, e não Baal, o deus cananeu da fertilidade, ou qualquer outro ídolo. Isso ele afirma por conhecer a autorrevelação do Senhor, o Deus da aliança no monte Sinai que, após livrar Israel do Egito, se manifestou em glória ao seu povo, em meio a trovões e relâmpagos.  

Assim, após uma espantosa apresentação da glória e do poder divinos, o salmista faz uma confiante afirmação: “O Senhor dá força ao seu povo e o abençoa, dando-lhe tudo o que é bom” (Sl 29.11). O Deus Criador é também o Deus Redentor, que faz uma aliança com o seu povo. Podemos até nos assustar com a sua imensa glória, incessantemente adorada pelos anjos no céu, mas o Senhor não quer nos fazer mal ou assustar. Antes, ele deseja abrigar e abençoar o seu povo. 

Para tanto, ele enviou o seu próprio Filho, a Palavra mais bela que a sua voz poderia pronunciar. Jesus conversou com relâmpagos e trovões, acalmando tempestades. Ao ser levantado na cruz, ele se tornou o para-raios que absorveu a força dos raios da santidade divina que fatalmente cairiam sobre o nosso pecado. Ele os atraiu todos para si. Por isso, quem tem Jesus sobre a sua vida, está seguramente abrigado e pode viver em paz!

Oremos: Grande Deus, obrigado por me abrigares em Cristo, que absorveu a ira do teu castigo, dando-me abrigo e salvação. Escuto a tua voz na criação e na revelação e te louvo por tua grandeza e por tua misericórdia. Amém.