Publicado em: 07 de novembro de 2018
A verdade que salva

Para: Quarta-feira, 07 de novembro de 2018

Leia em sua Bíblia: 2 Tessalonicenses 2.1-12

“Eles vão ser destruídos porque não aceitaram nem amaram a verdade que os poderia salvar.” (2Ts 2.10)

As crianças e os adolescentes costumam jogar um jogo chamado “Verdade ou consequência”, que consiste basicamente em responder uma pergunta que alguém lhe fez. Caso não queira responder, a pessoa precisa sofrer um castigo. Quem não quer dizer a verdade, tem de arcar com as consequências, ou seja, com o castigo. Nessa brincadeira, portanto, a verdade salva o participante de ter que sofrer ou “pagar” um castigo.

Na segunda carta que o apóstolo Paulo escreveu aos Tessalonicenses, há também uma verdade que salva do castigo quem nela confia. Quem não crer nessa verdade, no entanto, sofrerá uma dura consequência: será destruído. Parece que a escolha é fácil. Quem, em sã consciência, optaria por ser destruído a ser salvo?

A verdade proclamada é a vida e obra do Salvador Jesus. Essa verdade salva os que nela creem. Mas aceitá-la e amá-la não é tão simples. Na sua primeira carta aos Coríntios, Paulo diz que a mensagem da morte de Cristo é loucura para os que estão se perdendo. “Eles vão ser destruídos porque não aceitaram nem amaram a verdade que os poderia salvar” (2Ts 2.10). Crer em um Deus que é também homem, que morreu, mas ressuscitou, e o fez por amor àqueles que o mataram, parece complexo, e só pode ser de fato aceito, por meio da fé. Está aí, portanto, a solução do problema: a verdade que salva será aceita e amada através da fé.

A fé em Jesus Cristo dará a verdade que salva, e livrará da consequência, que é ser destruído. Hoje Jesus, a verdade que salva, novamente nos convida para a vida.

Oremos: Deus de amor, obrigado por nos presenteares com a fé em Jesus Cristo através da tua santa palavra. Derrama o teu Espírito Santo para que, motivados pela tua graça, sejamos testemunhas de Cristo para todos. Em nome de Jesus. Amém.