Publicado em: 03 de junho de 2023
A paciência divina

Para: sábado, 03 de junho de 2023
Leia em sua Bíblia: Atos 2.22-36

“Este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias.” (At 2.36)

Certamente algum dia você já se irritou com alguém que simplesmente se negou a acreditar em algo que estava evidente diante de seus olhos. Numa situação como essa, parece que as evidências e provas não servem para nada, pois a pessoa se nega a ver ou ouvir a verdade.

O apóstolo Pedro disse aos israelitas no dia de Pentecostes: “Deus mostrou a vocês que Jesus de Nazaré era um homem aprovado por ele. Pois, por meio de Jesus, Deus fez milagres, maravilhas e coisas extraordinárias no meio de vocês, como vocês sabem muito bem” (At 2.22). O problema é que, mesmo com milagres e maravilhas, provas e evidências, muitos se recusavam a crer em Jesus como o verdadeiro Deus e Salvador.

Ao invés de irritar-se com a resposta negativa das pessoas, Deus foi muito paciente. O apóstolo Pedro afirma que Deus “tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados” (2Pe 3.9). Ou seja, Deus é paciente em virtude do seu desejo de salvar todos.

Mesmo vendo os sinais, muitos não acreditaram em Jesus como seu salvador. Mas Deus, com muita paciência, por meio das palavras de Pedro, buscou novamente o arrependimento dos seus filhos dizendo: “Este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias” (At 2.36). Pedro anunciou que o povo rejeitou o Salvador, mas, graças à paciência divina, eles ainda poderiam se arrepender, ser batizados e, assim, receberiam o perdão e o Espírito Santo.

Graças à paciência divina, Deus não desistiu de nós. A mensagem que salva e converte continua a ser anunciada, revelando o profundo desejo de Deus de salvar os seus filhos.

Oremos: Querido Deus, eu agradeço pela tua paciência comigo. Que tua Palavra continue a ser proclamada, para mudar corações e salvar pecadores. Amém.