O que vocês creêm sobre Deus?

ESTUDO: O que cremos sobre

D E U S

“Cremos, ensinamos e confessamos que o conhecimento natural que o homem possui a respeito de Deus é imperfeito e insuficiente para a sua salvação.1 Conhecimento correto e salvífico o homem adquire somente pela Escritura Sagrada,2 na qual Deus se revela como o Deus verdadeiro: Pai, Filho e Espírito Santo.3 Assim se revelou e quer ser adorado.4 Qualquer outro culto é idolatria e abominação ao Senhor.5 Referências bíblicas: Rm 1.19,20; 2.14,15; Dt 6.4; Mt 28.19; Jo 5.23; 1 Co 8.4-8.” (Cristo para Todos – Publicação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Maio de 1994, página 11)

1) O CONHECIMENTO NATURAL DE DEUS
– Rm 1.18-20; 2.14,15.
– Cada ser humano sabe que existe um Ser Superior a ele. Este conhecimento já nasce conosco e pode ser expandido quando contemplamos as obras de Deus (natureza e história). É um conhecimento verdadeiro em si, mas foi diminuído e depravado por causa da queda do homem em pecado (quando separou-se de Deus). É um conhecimtno imperfeito, incompleto, pois apenas nos diz que há um Deus e algo sobre Suas qualidades, mas não nos dá certeza de quem é Deus. Daí precisamos da Revelação de Deus, a Escritura.

2) O CONHECIMENTO DE DEUS A PARTIR DA BÍBLIA
– Sl 119.105; 2 Tm 3.15,16.
– Os profetas, apóstolos e o próprio Cristo, ao falarem de Deus, não usavam a natureza ou a consciência humana como padrão de conhecimento. Usavam a Palavra de Deus (no início, que Deus dirigia a eles diretamente; depois, a Palavra escrita – a Bíblia). Com a Palavra de Deus, mostraram quem Deus é, qual a Sua vontade e como Ele age.

3) O DEUS TRIÚNO
– Dt 6.4; Mt 28.19
– Deus é um só, mas a Escrituras chama de “Deus” ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Tal doutrina, apesar de estar além da compreensão humana, é claramente ensinada na Bíblia. A Igreja não procura compreender, mas confessa isto, por exemplo, nos Credos (Apostólico, Niceno e Atanasiano).
– O Pai é Deus (1 Pe 1.2); O Filho (Jesus) é Deus (1 Jo 5.20; Rm 9.5); o Espírito Santo é Deus (At 5.3,4; Jo 15.26).
– Fundamental é conhecer a obra do Deus Triúno: Criador e Mantenedor; Salvador; Santificador! Ênfase na Escritura e nos Credos.

4) COMO DEUS QUER SER ADORADO
– Jo 5.23; 2 Co 13.13.
– Nosso culto é uma resposta ao que Deus revelou sobre Si, Sua vontade e Suas obras.

5) OUTRO TIPO DE CULTO É IDOLA- TRIA
– 1 Co 8.4-8
– Esta doutrina separa a Igreja cristã de todas as crenças pagãs. Todas as Igrejas cristãs, apesar de diferenças em outros pontos, concordam com a confissão da Igreja antiga (expressa nos Credos) e confessam que Deus se revelou como o Pai, o Filho e o Espírito Santo.