Em Coríntios 7.12 (” Digo eu – Paulo – e não o Senhor” ), o Apóstolo Paulo acentua que a palavra é dele e não do Senhor. De acordo com 2 Timóteo 3.16 ( “Toda Escritura é inspirada por Deus…” ) aprendemos que a Bíblia é literalmente palavra de Deus. Como se explica essa contradição?

Para solucionar esse problema, temos que comparar o texto de 1 Coríntios 7.12, com o de 1 Coríntios 7.10, onde a expressão é invertida: “…ordeno, não eu, mas o Senhor…” À primeira vista, parece estar em jogo uma vez a palavra de Cristo e outra vez a palavra de Paulo, o que seria contrário a 2 Timóteo 3.16, que diz ser a Escritura inspirada por Deus, ou seja, que toda Bíblia é palavra de Deus. Em 1 Coríntios 7.10, o apóstolo Paulo introduz um discurso direto de Cristo, citando Mateus 5.32 ( 1 Coríntios 7.11 é essa citação do texto de Mateus ). Por isso, Paulo diz: ” Ordeno, não eu, mas o Senhor…”. O que segue, pois, é citação de palavra de Jesus. Em 1 Coríntios 7.12, o apóstolo chama atenção para o fato de que ele não está mais citando palavras ditas por Cristo, mas que está introduzindo uma sentença apostólica. O que segue ( vv. 12 e seguintes ) não foi dito por Jesus, mas está sendo dito por Paulo como apóstolo divinamente inspirado. Em assim sendo, as palavras do apóstolo, ditas em 1 Coríntios 7.12 e seguintes, estão sob o abrigo do que é dito em 1 Timóteo 3.16.