A respeito de Caim e Abel, como se explica: 1 – Como Caim e Abel descobriram que Deus aceitou a oferta de Abel e não a de Caim? Foi por causa da diferente direção das fumaças dos sacrifícios? 2 – Com quem se casou Caim, considerando que, além de Adão e Eva, e depois da morte de Abel, só existia ele? 3 – Qual o sinal que Deus colocou em Caim conforme Gênesis 4.15?

1 – Como descobriram: A Bíblia não explica porque Deus reagiu de forma diferente diante das ofertas de Abel e Caim. É certo, porém, que o desagrado com a oferta de Caim não residia na natureza da mesma, como também a aceitação da oferta de Abel não residia na natureza dela. A razão da rejeição da oferta de Caim era o seu interior, eram os seus sentimentos. Sobre isso nos esclarece o texto de 1 João 3.12: “Caim, que era do maligno e assassinou o seu irmão; e porque o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas?” Dos termos com que Deus fala com Caim ( Gênesis 4.6,7 ), podemos concluir que, de alguma forma, o autor de Gênesis não se preocupou em explicar, Deus revelou aos dois irmãos o que pensava de cada uma das ofertas. A direção das fumaças dos sacrifícios em questão não é citada na Bíblia. Essa idéia de que a fumaça do sacrifício de Abel subiu ao céu, enquanto que a fumaça do sacrifício de Caim saiu em direção horizontal, baseia-se em um antigo desenho publicado no livro “Histórias Bíblicas”, que ilustra esse episódio. Aí, talvez, o autor quisesse retratar, de forma visível, o que se passava de forma oculta nos corações dos dois irmãos: Abel pensando em Deus, e Caim em si mesmo. Esse relato, pois, aponta para a importância que têm as nossas intenções e a nossa motivação para ofertar. Se procedermos bem, seremos aceitos ( Gênesis 4.7 ). 2 – Casamento de Caim: Caim se casou com uma irmã dele. De acordo com Gênesis 5.4, fica claro que Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas, além de Caim e Abel. E não devemos esquecer que a proibição de casamentos entre irmãos surgiu dois mil anos depois, com a legislação mosaica. O casamento entre irmãos era prática relativamente normal, conforme o caso de Abraão que era casado com uma meia-irmã, Sara, filha do pai de Abraão ( Gênesis 20.12 ). 3 – O sinal de Caim: Não existe qualquer descrição bíblica que explique como era o sinal que Deus colocou em Caim. De acordo com Gênesis 4.15, este era um sinal que visava a proteger a vida de Caim. Não é, portanto, o que muitos pensam, um sinal de maldição. Esta conclusão é a única que se pode tirar do texto em questão. Há intérpretes que vêem nesse sinal o início da escrita, porque diz o texto bíblico, quem visse o sinal entenderia que não se devia ferir de morte a Caim! Isso indica, de acordo com esses intérpretes, que o sinal de Caim representava uma idéia. Com o passar do tempo, outros sinais teriam sido criados, representando outras idéias. Assim teria surgido a escrita, que, na verdade, nada mais é do que sinais representando idéias e sons. Agora, como este sinal em Caim se parecia, é impossível saber. Só se pode concluir, a base de Gênesis 4.15, que o sinal se destinava a proteger a vida de Caim.