Publicado em: 30 de setembro de 2017
Autoajuda ou ajuda do alto

Para: Sábado, 30 de setembro de 2017

Texto: Tiago 5.13-20

“Se algum de vocês está sofrendo, ore. Se alguém está contente, cante hinos de agradecimento. Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeite na cabeça dessa pessoa em nome do Senhor.” (Tg 5.13-14)

No prático e atual livro de Tiago, lemos: “Se algum de vocês está sofrendo, ore. Se alguém está contente, cante hinos de agradecimento. Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeite na cabeça dessa pessoa em nome do Senhor” (Tg 5.13-14).

O mundo está cheio de dicas e sugestões para resolvermos os problemas sem precisar de uma consulta com um especialista. Isso acontece na saúde, nas coisas de casa, na educação dos filhos e principalmente no âmbito espiritual. Como todos somos um pouco doutores, professores e mecânicos, gostamos de dar uma opinião para resolver os problemas dos outros e até mesmo nos intrometer quando não somos chamados.

A perspectiva de Tiago, inspirado por Deus, é diferente. Em primeiro lugar ele nos convida a estarmos atentos ao que acontece do outro lado do muro. Por mais que vivamos em meio a uma civilização de distraídos e de solitários, cada um com sua tecnologia na mão e olhos na sua própria vida, precisamos olhar com amor e respeito para as necessidades do outro.

No caminho da fé, sabemos quem é o doutor e especialista que pode resolver os mais profundos problemas do ser humano. Não se trata de autoajuda, mas ajuda do alto, ajuda daquele que fez o céu e a terra e por isso pode e quer resolver as coisas. Ajuda do alto daquele que não utilizou ouro ou prata, mas a vida do seu precioso Filho Jesus para nos dar perdão, paz, reconciliação e vida eterna.

Os remédios que Tiago sugere não são rituais mágicos, mas fortalecem o vínculo com o Deus de amor e poder. Orar, cantar hinos de agradecimento, estar em comunidade, são canais para compartilhar com Deus a nossa fé e relação com ele.

Oremos: Amado Pai, orienta a nossa fé e as nossas atitudes para que possamos receber a tua oportuna e necessária ajuda. Amém.