Publicado em: 09 de janeiro de 2021
Xô, preguiça! 

Para: sábado, 9 de janeiro de 2021
Texto: Romanos 6.1-11 

Assim também vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus.” (Rm 6.11)

Praticar atividades físicas é um hábito salutar. No entanto, apesar dos inegáveis benefícios, nem sempre estamos dispostos ao exercício. Particularmente difícil é começar, sair da inércia e colocar-se em movimento. Começamos e logo pensamos em desistir, voltar aos velhos hábitos sedentários, pois o cansaço, as dores e os cuidados com a alimentação parecem exigir demais de nós. 

O apóstolo Paulo escreveu aos ativos cristãos da cidade de Roma de forma a apresentar a verdade do evangelho e promover uma dinâmica vida espiritual. No capítulo 6, ele aborda o problema que muitas pessoas apresentavam de não entenderem a vitalidade do evangelho em ação no cristãoElas achavam que podiam viver na preguiça de sempre, pois Deus as perdoaria no final, por ele ser amoroso e misericordioso. Em sua incredulidade, usavam a graça de Deus como desculpa para o sedentarismo espiritual. 

Por isso, o apóstolo insistiu no fato de que a pessoa que crê em Cristo já deixou para trás definitivamente a vida parada e afundada no pecado: “Vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus” (Rm 6.11). Aquele que crê no Senhor, morreu para esta antiga vida e agora pode viver uma vida com Deus e para Deus: dinâmica, motivada e alegre. Enquanto a motivação para as atividades físicas tem que vir de dentro, a motivação para essa nova vida vem de fora, do Espírito Santo. Ele fala ao nosso coração e nos convence de que viver ativamente para Deus é a certeza de uma vida espiritualmente saudável, que não só atrasa, mas até supera a morte! 

Por isso, digamos: “Xô, preguiça!” E vamos servir ao Senhor com alegria! 

Oremos: Jesus, obrigado por todo o esforço para me salvar. Foste até o fim, sem desistir, por amor a mim. Dá-me a energia do teu Espírito para vencer a preguiça e viver diariamente com dinamismo para a glória do teu nome. Amém.