Publicado em: 30 de abril de 2020
Voltar para casa

Para: quinta-feira, 30 de abril de 2020
Texto: Salmo 23  

“Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas. (Sl 23.2) 

Depois de uma longa viagem, como é bom voltar a dormir na sua própria cama, com seu travesseiro! Depois de um dia intenso de trabalho ou uma semana cheia de tarefas, como é bom chegar em casa e relaxar, conversar e descansar! Como é bom ter o nosso lugar, com as pessoas que amamos e com as coisas que nos pertencem. 

O Salmo 23.2 diz que “ele [o Senhor] me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas. Para Davi, o escritor desse texto, e para o povo de Israel, essas palavras lhes lembravam de que o Senhor os estava conduzindo através da caminhada desta vida para sua casa na eternidade, o seu lugar verdadeiro, assim como o pastor conduz as suas ovelhas para seu próprio lugar. 

A promessa do salmo é a mesma para mim e para você. Podemos gostar de nossa casa e da vida atual. E que bom ter um coração agradecido por todas as coisas que temos e as pessoas que amamos e com as quais convivemos! Mas o lugar para o qual Deus está nos conduzindo, e sobre o qual fala o Salmo 23, é um lugar onde não mais teremos as manchas, dores, traumas, maldades, os medos, as doenças e frustrações que o pecado nos trouxe. 

Hoje, essas coisas fazem parte de nossas casas, famílias e vidas, e vão continuar existindo até o dia da nossa morte. Por meio do que Jesus fez com sua morte na cruz e a sua ressurreição no domingo de Páscoa, a cada novo passo que damos nessa caminhada, Deus renova as nossas forças e nos guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu (Sl 23.3). E não para qualquer lugar provisório, mas para o nosso verdadeiro e permanente lugar: E na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida! 

Oremos: Senhor Jesus, conduze os meus passos na caminhada desta vida até a minha verdadeira casa nos céus, como tu mesmo prometeste. Em teu nome. Amém.