Publicado em: 20 de fevereiro de 2022
Você está doente? 

Para: domingo, 20 de fevereiro de 2022
Texto: Mateus 9.9-13 

“Jesus ouviu a pergunta e respondeu: — Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.” (Mt 9.12) 

Poucas pessoas procuram um médico quando estão se sentindo bem. Mesmo reconhecendo a importância de um check-up de tempos em tempos, grande parte da população só recorre a um médico quando percebe que algo está errado com seu corpo, com sua mente.  

Quando Jesus chamou Mateus para segui-lo, este estava sentado na coletoria de impostos. Cobradores de impostos, também chamados de publicanos, tinham uma fama muito ruim pois, além de cobrar de seus compatriotas altos impostos em favor de uma nação estrangeira, carregavam também a reputação de corruptos. Jesus chamou Mateus e foi jantar na casa dele, atraindo a atenção de outras pessoas de má fama. Isso despertou indignação entre aqueles que se consideravam melhores que as outras pessoas, por serem mais religiosos: os fariseus. Foi quando esses religiosos questionaram a postura de Jesus que aconteceu o que está escrito em Mateus, capítulo 9, versículo 12:  “Jesus ouviu a pergunta e respondeu: — Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes”.  

A Bíblia é clara ao revelar que todos os seres humanos estão doentes, pelo pecado que habita em cada coração. E uma das muitas formas de o pecado mostrar sua cara é alguém julgar que pode ser melhor do que outro. É preciso reconhecer que a doença existe, para receber tratamento médico adequado.  

O maior e melhor médico que existe não faz acepção de pessoas. Jesus disse que veio para chamar os pecadores. Ele deseja acolher todos os tipos de pecadores, aplicando o melhor e mais eficaz tratamento que alguém pode receber: perdão e certeza de vida eterna.

Oremos: Jesus, tu és o médico que eu preciso para curar o meu maior problema. Perdoa o meu pecado e faz-me reconhecer, todos os dias, o quanto sou dependente de ti. Em teu nome. Amém.