Publicado em: 07 de novembro de 2021
Vivinhos da silva 

Para: domingo, 7 de novembro de 2021
Texto: Lucas 20.27-40 

“Isso mostra que Deus é Deus dos vivos e não dos mortos, pois para ele todos estão vivos.” (Lc 20.38)  

Dizem alguns estudiosos da língua portuguesa que os vendedores de sardinhas divulgavam o seu produto ao gritar: “Vivinha da costa! Ainda viva!” Com isso afirmavam que as sardinhas haviam chegado há pouco tempo da costa do mar e estavam vivas. Hipoteticamente, visto que Costa e Silva são sobrenomes muito comuns, teria surgido assim o uso das expressões “vivinha da costa” e “vivinha da silva”. 

Seria possível alguém nos convencer de que aqueles que já morreram ainda estão vivos? Na época de Jesus, havia pessoas que duvidavam disso. Entre elas estavam os saduceus que formavam um pequeno e poderoso grupo religioso que não cria na ressurreição. Em certo momento, eles procuraram ridicularizar Jesus ao perguntarem a ele sobre a ressurreição dos mortos. Eles apresentaram a história de sete irmãos que cumpriram rigorosamente a lei de Moisés ao casarem, um após a morte do outro, com a viúva do irmão mais velho. Por fim, a mulher morreu sem deixar filhos. Eles queriam que Jesus respondesse de qual dos irmãos ela seria esposa na ressurreição.  

“As pessoas que merecem alcançar a ressurreição e a vida futura não vão casar lá” (Lc 20.35), respondeu Jesus. E então Jesus citou Moisés: “E Moisés mostra claramente que os mortos serão ressuscitados. Quando fala do espinheiro que estava em fogo, ele escreve que o Senhor é ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.’ Isso mostra que Deus é Deus dos vivos e não dos mortos, pois para ele todos estão vivos” (Lc 20.37-38).  

Somente pessoas vivas podem ter um Deus. Ele continua sendo Deus dos que partiram antes de nós. Sendo assim, todos estão “vivinhos da silva”! Jesus continua sendo Deus daqueles que morreram na fé. Eles estão “vivinhos da silva”. 

Oremos: Querido Deus, fortalece a nossa esperança de vida eterna pela fé em Jesus, para que vivamos como testemunhas da ressurreição. Eu e a minha família serviremos a ti. Por Jesus. Amém.