Publicado em: 04 de março de 2018
Viver para dar frutos

Para: Domingo, 04 de março de 2018

Texto: Lucas 13.6-9

“Mas o empregado respondeu: “Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo. Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la.” (Lc 13.8-9)

De algumas árvores, esperamos somente sombra. De outras, admiramos a beleza. De árvores frutíferas, esperamos colher frutos! Assim também, existem pessoas que fazem bem a quem chega perto delas. Outras conseguem inspirar e motivar quem encontra com elas em momentos de aprendizado. E há pessoas que conseguem fazer tudo isso e ainda mais: como árvores frutíferas, elas se multiplicam, porque ensinam os outros a também fazerem diferença na vida de mais pessoas.

Esse é um belo raciocínio sobre a maneira como podemos impactar a vida dos outros. Faz sentido para qualquer pessoa, independentemente da fé. Mas é bom lembrar que, diante de Deus, somente a capacidade humana de dar algum fruto para as coisas deste mundo não é suficiente. Não basta, porque não resolve o principal problema, que está na raiz da vida.

Jesus usa o exemplo de uma figueira que não dava frutos para mostrar como ele mesmo age em nossa vida. Ele conta que um empregado pediu ao seu patrão: “Deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo. Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la” (Lc 13.8-9).

Nós só podemos dizer que estamos vivos espiritualmente porque Cristo vive em nós. Se nos afastamos dele, não temos salvação. Mas se a sua Palavra é guardada em nosso coração, podemos dar muito fruto, anunciando o amor que impacta vidas não só para agora, mas para toda a eternidade. Em Jesus, temos o necessário não só para dar abrigo e conforto em um momento; nele, temos o que é preciso não somente para motivar e inspirar; com Cristo, nós temos tudo o que pode salvar, de uma vez por todas, a quem receber, através de nós, a notícia do amor e do perdão de Deus conquistado na cruz. Isso é fruto que não se acaba, e que se multiplica para todo o sempre.

Oremos: Jesus, cuida da minha vida, aduba a minha fé, para que eu produza frutos que espalhem pelo mundo a tua salvação. Amém.