Publicado em: 06 de fevereiro de 2017
Viver o luto

Para: Segunda-feira, 06 de fevereiro de 2017

Texto:2 Reis 2.12-15

“Eliseu viu o que aconteceu e gritou: – Meu pai, meu pai! O senhor sempre foi como um exército para defender Israel! E nunca mais ele viu Elias. Muito triste, Eliseu rasgou a sua capa pelo meio” (2Rs 2.12).

        Enfrentar a morte de uma pessoa querida é difícil. Gera dor, tristeza, saudade, sofrimento. Em nossa sociedade, esse momento da vida é chamado de luto. Embora Elias não houvesse “morrido” como costumamos ver, a sua ausência foi muito sentida por Eliseu. O texto bíblico relata o acontecimento assim: “Eliseu viu o que aconteceu e gritou: —Meu pai, meu pai! O senhor sempre foi como um exército para defender Israel! E nunca mais ele viu Elias. Muito triste, Eliseu rasgou a sua capa pelo meio” (2Rs 2.12).

            Elias foi levado para o céu num redemoinho. Essa partida gerou um processo de luto. Viver o luto é muito importante. Mesmo dolorida, essa fase nos ensina a absorver e assimilar a ausência da outra pessoa. As pessoas sentem e reagem de formas distintas à situação da morte de um ente querido. Eliseu rasgou a sua capa pelo meio. Alguns choram. Outros se isolam. Outros, ainda, ficam muito abatidos. Ficam as lembranças e a saudade. Reelaborar esses sentimentos leva certo tempo. É preciso compreender a dor do enlutado. Oferecer-lhe atenção, carinho e amor. Ficar junto. Às vezes, até em completo silêncio. Consolá-lo, não com promessas falsas ou vazias, mas demonstrando-lhe, de alguma forma, o amor de Deus.

            A palavra de Deus nos traz muito conforto nesses momentos. A presença de Deus traz alívio, paz, segurança e esperança. Jesus passou pela morte, o maior inimigo, e a venceu. Crer em Jesus, o Filho de Deus, traz força para enfrentar o luto. “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13). Ao viver o luto ou mesmo acompanhar alguma pessoa que esteja vivendo esse momento doloroso, demonstremos o amor de Jesus Cristo. “E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (Fp 4.7).

            Oremos: Senhor, dá-nos o teu amor em teu filho Jesus, para que encontremos em ti refúgio, socorro que nunca falta em meio às aflições. Amém.