Publicado em: 05 de maio de 2022
Vivendo em amor cristão 

Para: quinta-feira, 5 de maio de 2022
Texto: Atos 2.42-47  

“E todos continuavam firmes, seguindo o ensinamento dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações.” (At 2.42) 

Possivelmente o maior de todos os desafios é viver o amor. A natureza humana pecaminosa, egocêntrica e individualista, é extremamente forte em cada um de nós e dificulta a vida em amor.  

Além disso, os contextos sociais e, portanto, de vida, frequentemente conspiram contra a vida em amor. A competitividade, presente na maioria dos espaços de convivência humana, nos coloca em situações de disputa todos os dias, quando passamos a ver no outro um adversário a ser superado e não um semelhante e irmão que busca uma oportunidade assim como cada um de nós. Infelizmente, dentro dos espaços sociais em que estamos inseridos, precisamos conviver com essa realidade, mas precisamos também buscar em Deus a inspiração e a força para lidar de forma ética e adequada com essa realidade. 

Lucas, no livro dos Atos dos Apóstolos, registrou uma realidade linda entre os cristãos: “E todos continuavam firmes, seguindo o ensinamento dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações” (At 2.42). A vida de cada um deles passou a ser o centro da atenção de todos, suas necessidades e o cuidado com as mesmas. A partir da fé, o amor passou a ser o sentimento reinante entre eles, quando a gratidão e o louvor a Deus também se fizeram presentes. Eles não eram perfeitos e dificuldades surgiram e, justamente por isso, buscavam em Jesus a força para seguir em sua vida de fé.  

É nesse Jesus que também nós podemos encontrar a força para enfrentar os desafios que a vida de fé nos propõe nos dias atuais. Confiemos, pois, em Jesus e na força de seu amor transformador, para que sejamos usados como um pouco de “sal” para esta terra e “luz” para este mundo. 

Oremos: Querido Deus e Pai, obrigado por tua graça e teu amor. Dá-me sempre do teu amor para que eu possa compartilhá-lo com todos. Em nome de Jesus. Amém.