Publicado em: 03 de maio de 2022
Vivendo a liberdade 

Para: terça-feira, 3 de maio de 2022
Texto: 1Pedro 2.13-17  

“Vivam como pessoas livres. Não usem a liberdade para encobrir o mal, mas vivam como escravos de Deus.” (1Pe 2.16)

Liberdade é o anseio e desejo de quase todas as pessoas. Muitos procuram a liberdade em caminhos, lugares e situações que geram mais escravidão. Acabam tornando-se escravos dos desejos, do tempo, da máquina, das mídias sociais. Somos pessoas livres, mas geralmente não sabemos usar essa liberdade e a transformamos em vícios, abusos e prejuízos. Povo que faz o que quer, povo que vive como quer, acaba sendo escravo dos seus desejos, da ganância e da cobiça. 

Jesus nos libertou. A pessoa liberta por Cristo dos laços do pecado e da morte eterna, por meio da sua morte e ressurreição de Jesus, não é livre para fazer o que bem entende. O apóstolo nos encorajou a não usarmos a nossa liberdade com malícia, ou seja, para encobrir o mal e para libertinagem: “Vivam como pessoas livres. Não usem a liberdade para encobrir o mal, mas vivam como escravos de Deus” (1Pe 2.16). A pessoa liberta por Jesus é livre para fazer o que ele quer. É livre para fazer o bem, para amar a Deus com todas as forças e amar o próximo sem qualquer discriminação.  

A verdadeira liberdade promove o bem do próximo e a glória de Deus. Quanto mais servimos a Deus e ao próximo, mais livres somos. A liberdade que Cristo nos conquistou nos conduz ao amor. Como disse Lutero, “um cristão é um senhor livre sobre todas as coisas, não estando sujeito a nenhuma delas. Um cristão é um servo obediente a tudo e sujeito a todos”. 

Assim, podemos proclamar que em e por meio de Jesus temos o perdão, a nova vida e a salvação. Em Jesus somos verdadeiramente livres, livres para amar, perdoar e ajudar sem esperar recompensa. Sejamos servos de Deus, dedicados em amor, bondade, fidelidade, paz e humildade. 

Oremos: Senhor Jesus, vieste ao mundo para servir e não para ser servido, e dar a vida em favor de todos nós. Ensina-nos a servir a ti e ao nosso próximo em amor. Amém.