Publicado em: 11 de fevereiro de 2017
Vivamos sem prejudicar outros

Para: Sábado, 11 de fevereiro de 2017

Texto:1 Coríntios 10.31-11.1

“Vivam de tal maneira que não prejudiquem os judeus, nem os não judeus, nem a Igreja de Deus” (1Co 10.32).

             Um grande caminhão de carga com bebidas saiu da pista, atravessou o canteiro central da rodovia e se chocou com o barranco. A carga de bebidas se espalhou pelo barranco e, inclusive, sobre a rodovia. Muitas pessoas pararam os veículos para saquearem a carga que ainda restava. Nenhuma daquelas pessoas, nos primeiros instantes do acidente ocorrido, aproximou-se da cabine do motorista para ver o estado de saúde dele a fim de, eventualmente, prestar-lhe socorro ou ajuda! Além do mais, o acúmulo de pessoas no trecho do acidente tornava o trânsito ainda mais perigoso e lento, com riscos de outros acidentes. Além de não ajudarem, ainda prejudicavam.

            Comumente se diz: “se você não ajuda, então não atrapalhe”. Essa máxima também é atribuída, por vezes, à vida cristã. Na primeira carta do apóstolo Paulo aos coríntios, capítulo 10, versículo 32, está escrito: “Vivam de tal maneira que não prejudiquem os judeus, nem os não judeus, nem a Igreja de Deus”. A Bíblia nos ensina como viver conforme a vontade divina. Se não podemos ajudar de alguma forma que, ao menos, não prejudiquemos o trabalho do Reino de Deus. Não sejamos uma pedra de tropeço, um obstáculo para que outros se tornem cristãos ou cresçam na fé. Em outras palavras, “deixe Deus ser Deus”! Não atrapalhar ou prejudicar já é uma grande ajuda.

            Os que estão unidos com Jesus pela fé são novas criaturas. Buscam trabalhar ativamente na obra do Senhor. Em suas ações levam em consideração o todo do trabalho e da igreja, e os mais fracos na fé. Respeitam a opinião dos outros ao mesmo tempo em que permanecem firmes na fé cristã. Fazem isso com amor e alegria, porque Cristo os amou e salvou.

            Oremos: Pai, permite que vivamos de tal maneira que não prejudiquemos alguém, seja quem for, nem a Igreja de Deus. Que sigamos o exemplo de Cristo sendo atuantes no trabalho que nos confiaste, por graça e misericórdia. Em nome de Jesus. Amém.