Publicado em: 01 de maio de 2023
Vivam do seu próprio trabalho

Para: segunda-feira, 01 de maio de 2023
Leia em sua Bíblia: 1Tessalonicenses 4.9-12

“Procurem viver em paz, tratem dos seus próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho.” (1Ts 4.11)

Na série humorística de televisão “Chaves”, o personagem “seu Madruga”, não gosta muito de trabalhar. Ele é um desempregado que deve no comércio. E deve, especialmente, o aluguel. E ele vive dizendo: “Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar”. Nessa frase há um conceito errado sobre o trabalho. A verdade é que o trabalho é uma bênção dada por Deus ao ser humano quando o criou no jardim do Éden. Deus deu ao ser humano a capacidade de cuidar do planeta e trabalhar para o seu sustento e pela preservação.

Na Primeira Carta aos Tessalonicenses, capítulo 4, versículos 11 e 12, há a preocupação de que os cristãos da igreja daquela cidade ganhassem o respeito daqueles que não criam em Jesus Cristo. Assim diz o apóstolo Paulo: “Procurem viver em paz, tratem dos seus próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes. Assim, aqueles que não são cristãos os respeitarão, e vocês não precisarão viver às custas de ninguém”.

O trabalho gera qualidade nos relacionamentos. O trabalho está vinculado ao relacionamento entre as pessoas, “pois o próprio Deus lhes ensinou que vocês devem amar uns aos outros” (1Ts 4.9), escreveu Paulo.  Nesse sentido, o trabalho visa formar o ser humano como pessoa que faz uso da razão e da fé para promover o bem próprio e o bem dos outros. Para que ele saiba conduzir a própria vida, prover o próprio sustento e participar da construção e do crescimento da sociedade. Assim, no amor a Deus e ao próximo, o ser humano será capaz de conduzir-se honradamente na família, na economia, na política, nas artes e nas ciências. Enfim, no amor a Deus não existirá trabalho ruim e não será ruim ter que trabalhar.

Oremos: Gracioso Deus e Pai, nós te louvamos pela bênção do trabalho, que dá sustento ao lar. Abençoa os nossos dons para que sirvam ao nosso próximo e te louvem sempre. Por Jesus. Amém.