Publicado em: 18 de dezembro de 2021
Visão e missão 

Para: sábado, 18 de dezembro de 2021
Texto: Romanos 1.1-7  

“Deus me chamou e me separou para ser seu apóstolo, a fim de que eu anuncie a boa notícia do evangelho de Deus.” (Rm 1.1)

Muitas empresas têm, na entrada do edifício sede ou na sua página na internet, a sua definição de visão e missão. No início da carta do apóstolo Paulo aos cristãos que viviam em Roma, ele define literalmente a sua visão e missão. Ele não fazia parte do grupo de discípulos que tinham visto milagres e aprendido lições por três anos com Jesus. E, como tinha perseguido os cristãos por algum tempo, a fama de Paulo talvez não fosse das melhores. 

Por isso, ele escreve uma introdução: “Eu, Paulo, servo de Cristo Jesus, escrevo esta carta. Deus me chamou e me separou para ser seu apóstolo, a fim de que eu anuncie a boa notícia do evangelho de Deus” (Rm 1.1). Ele usa expressões fortes que definem quem Paulo é e qual é seu objetivo na vida. 

Ele diz que é servo ou escravo. No atual ambiente e situação nas relações trabalhistas, é difícil pronunciar essas palavras. Mas o que Paulo quer dizer é realmente uma grande verdade: ele é escravo de Jesus. Ele tem um dono e uma relação de dependência e fidelidade. Foi Jesus quem o salvou da morte eterna e o seu vínculo com o Salvador é muito forte. E essa condição ou visão de Paulo repercute na sua missão. 

Paulo se diz chamado para ser apóstolo. Ele não se autodesignou, mas Deus o chamou. E, com o chamado, Paulo foi consagrado e enviado a levar a boa notícia da salvação por meio de Jesus a toda parte. A nova visão que Paulo tinha do amor de Deus era motivação para cumprir a sua missão. 

Nós também fomos chamados para sermos servos de Jesus. Ele nos chama para a verdadeira liberdade de ter paz com Deus, de saber que a morte não pode nos separar do amor de Deus em Jesus. Livres, espalhamos o amor de Jesus. 

Oremos: Deus e Pai, que deste nova vida ao teu servo Paulo e o utilizaste na missão da igreja, continua usando cada um de nós para compartilhar o evangelho com outras pessoas. Amém.