Publicado em: 11 de agosto de 2023
Visão de satélite

Para: sexta-feira, 11 de agosto de 2023
Leia em sua Bíblia: Jó 38.4-18

“A luz do dia mostra as formas das montanhas e dos vales, como se fossem as dobras de um vestido ou as marcas de um sinete no barro.” (Jó 38.14)

Uma das coisas bonitas em uma viagem de avião é olhar pela janela. Ver a terra ficando distante, passar em aparente lentidão por cima de tudo, observar rios, vales e montanhas de cima é algo que nos entretém durante a viagem.

Ao ler o texto do livro de Jó, no capítulo 38, parece que somos colocados na janela de um avião. O texto mostra a primeira resposta de Deus a Jó depois que os amigos dele buscaram convencê-lo de que ele estava sofrendo por causa de algo que fez e não quer confessar. E Deus fala. Fala com razão e autoridade.

“As suas palavras só mostram a sua ignorância; quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria?” (Jó 38.2), começa Deus, em um texto profundo, mas muito consolador, mostrando que o Senhor é sábio e tem o controle nas suas mãos. Algumas imagens são simbólicas do texto para mostrar o seu poder e a história do mundo em que vivemos. Ele fala de colunas que sustentam a terra, de estrelas que cantavam em coro, de portões no mar.

Mas o versículo 14 mostra o autor olhando de cima para a terra, em uma época quando não existiam aviões, satélites ou drones. A conclusão do autor é a conclusão de alguém que olha o planeta desde o céu: “A luz do dia mostra as formas das montanhas e dos vales, como se fossem as dobras de um vestido ou as marcas de um sinete no barro” (Jó 38.14). Essa visão é chamada de “a luz do dia”. Luz que revela detalhes da natureza, luz que esclarece os mistérios da vida, luz que mostra o que os olhos normais não conseguem ver.

Deus Espírito Santo se encarrega de gerar essa visão diferente, que é a fé.  Ele transforma um instrumento de tortura de dois mil anos atrás, a cruz, em porta do céu, onde Jesus, o Filho de Deus entrega voluntariamente a sua vida sem pecado para perdoar os nossos pecados.

Oremos: Querido Deus, ajuda-nos a confiar na tua grande sabedoria e na tua grande história de criar, amar e cuidar de cada um de nós. Amém.