Publicado em: 23 de agosto de 2021
Vingança 

Para: segunda-feira, 23 de agosto de 2021
Texto: Provérbios 24.26-34  

“Nunca diga: ‘Vou lhe pagar com a mesma moeda. Vou acertar as contas com ele!'” (Pv 24.29) 

Há momentos em que perdemos o controle. A cabeça esquenta, o sangue ferve e parece que temos de nos vingar da pessoa que nos fez mal, seja por meio de atos violentos ou por meio de palavras agressivas. A verdade é que todos já cogitaram ou praticaram a vingança. 

O problema aqui é a espiral de violência que a vingança promove, onde se torna necessário retribuir o mal cometido com outro ainda maior, com fins e consequências imprevisíveis. Por isso, é melhor evitar o seu início, acabando com a possibilidade do sentimento vingativo produzir fruto: “Nunca diga: ‘Vou lhe pagar com a mesma moeda. Vou acertar as contas com ele!’” (Pv 24.29). 

Talvez a essa altura você diga: “Fácil falar, pois não é com você!” De fato, não se tem como medir a dor que um ato violento ou uma palavra maldosa ocasiona numa pessoa. No entanto, a Palavra de Deus diz que o Servo de Deus, o Cristo, tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores e que o Senhor fez com que ele sofresse o castigo que aqueles que cometem maldades mereciam. Pense nisso: a humilhação que você sofreu, as palavras vergonhosas, a violência a que você foi submetido, tudo isso recaiu sobre Jesus. O Pai celeste já vingou a sua dor e o seu ultraje, fazendo com que o Filho dele sofresse por isso.  

Assim, não há mais a necessidade de “pagar com a mesma moeda”. Agora é possível pagar com outra, com a moeda do perdão: “Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros” (Cl 3.13).  

Pare e respire fundo. Lembre-se de Jesus Cristo. Perdoe! 

Oremos: Pai celeste, olho para Cristo e vejo, assombrado, a capacidade dele de não se vingar, mas de perdoar, embora ele tenha carregado toda maldade e sofrido todo tipo de ultraje. Tira a raiva e o ódio do meu coração e preenche-o com o amor de Cristo. Amém.