Publicado em: 07 de maio de 2022
Vida completa 

Para: sábado, 7 de maio de 2022
Texto: João 10.1-10  

“Eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.” (Jo 10.10) 

No Evangelho segundo João, no capítulo 10, lemos que Jesus usou uma imagem muito conhecida das pessoas da época, para mostrar quem era e qual era seu propósito. A imagem do pastor com seu rebanho de ovelhas era muito comum e todos sabiam quem era e quem não era um bom pastor. Também era do conhecimento das pessoas que uma das providências do bom pastor era conduzir as suas ovelhas ao abrigo, para que lá passassem a noite em segurança, longe do perigo de ladrões e feras. Assim, a passagem pela porta do abrigo significava segurança, descanso revigorante e garantia de vida. Nesse sentido, a porta era símbolo de segurança, proteção, livramento e vida. 

Jesus utilizou essa imagem para se apresentar como a porta para a vida. Segundo Jesus, também nós, seres humanos, somos como ovelhas que necessitam dos cuidados de um bom pastor, bem como da proteção de um abrigo. Ele bem conhece as necessidades e fragilidades humanas e sabe perfeitamente que o próprio ser humano não tem condições de dar conta delas. Justamente por causa de seu grande e misericordioso amor, ele se apresenta como o bom pastor e também como a porta que conduz à vida segura, eterna e completa.  

Jesus deseja que tenhamos uma experiência de vida feliz e completa, cheia de realizações e significado: “Eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa” (Jo 10.10). É por essa razão que enfrentou a morte e deu a si mesmo para que nada impedisse a experiência de uma vida plena. Sabemos que neste tempo e neste mundo, ela jamais será plena e completa, mas já há possibilidades de vivenciar, pelo menos de forma parcial, essa plenitude e beleza. A fé nos contempla com essa possibilidade. 

Oremos: Senhor, obrigado por tua graça e misericórdia. Contempla-nos sempre com tua graça para que nossa experiência de vida possa ser plena e feliz. Amém.