Publicado em: 08 de maio de 2020
Verdadeiro Deus e verdadeiro homem 

Para: sexta-feira, 8 de maio de 2020
Texto: Atos 8.35-40  

“Filipe anunciou ao funcionário a boa notícia a respeito de Jesus.” (At 8.35) 

Você já falou de Jesus Cristo a uma pessoa desconhecida, como Filipe falou ao alto funcionário da EtiópiaQuem sabe você mesmo não conhecia Jesus verdadeiramente até que alguém tenha anunciado a você. A questão é: quem é Jesus? Para apresentá-lo, precisamos conhecê-lo. Jesus Cristo é Deus verdadeiro e homem verdadeiro. 

No Natal enfatizamos o menino Jesus, nascido em Belém. Por um lado, não podemos cair no erro de esquecer que esse Deus também se humilhou e tornou-se homem. Por outro lado, precisamos tomar cuidado para não enfatizarmos demasiadamente o Jesus sofredor, humilhado, e esquecer que ele está exaltado nas alturas, à direita de Deus, no comando, governando a criação com autoridade e poder. Além disso, ele cuida e preserva sua Igreja, e por meio dela prega o evangelho da salvação para a humanidade, intercedendo por ela e pelos cristãos junto ao Pai. 

Mas, por que o Salvador tinha de ser Deus e homem? Tinha de ser homem para cumprir a Lei de Deus em nosso lugar, reconciliando-nos com Deus, sofrer e morrer. Porém, ele tinha de ser Deus para que seu sacrifício fosse completo, vencendo o pecado, a morte e o Diabo. Enfim, Jesus Cristo foi o nosso substituto perfeito na cruz. 

Esse é Jesus! Exaltado como somente ele pode ser, mas um Deus que se identifica conosco em sua encarnação, mas sem pecado, a ponto de morrer por nós e compadecer-se de nós a fim de sermos salvos e herdarmos a vida eterna, ressuscitar um dia, como ele também ressuscitou. Essa é uma mensagem essencial a ser compartilhada. Vamos falar de Jesus como o evangelista Filipe que “anunciou ao funcionário a boa notícia a respeito de Jesus” (At 8.35). 

Oremos: Senhor, pedimos-te que aumentes e fortaleças nossa fé em ti e em tua Palavra que diz que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ajuda-me a anunciá-lo aos outros. Em nome de Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Amém.