Publicado em: 16 de outubro de 2021
Verdade ou consequência? 

Para: sábado, 16 de outubro de 2021
Texto: 2Timóteo 4.1-5  

“Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir.” (2Tm 4.3) 

Existe uma brincadeira de adolescentes chamada “verdade ou consequência?”. Nessa brincadeira, a pessoa da vez escolhe se prefere revelar um segredo seu ou “pagar uma prenda”, uma espécie de castigo. A brincadeira é para se divertir ao constranger os amigos. Nesse caso, tanto a “verdade” quanto a “consequência” deixam a pessoa envergonhada. 

As escolhas mais importantes que temos de fazer neste mundo por vezes parecem nos colocar entre a verdade e as consequências. A Bíblia diz: “Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos” (2Tm 4.3). Vemos aqui que, por não suportarem a verdade, alguns preferem ignorá-la e lidar com as consequências negativas. Mas ao contrário de uma brincadeira de amigos, o resultado aqui é fatal. 

A verdade nesse caso é o que Deus fala sobre nós e o que ele nos oferece. Ele diz que todas as pessoas são pecadoras e imperfeitas e que jamais alcançarão a vida que desejam sem a ajuda dele. Deus diz que ele perdoa o pecado daqueles que creem em Jesus e reconhecem que precisam dele. A esses, ele oferece a vida perfeita que todos querem, que começa aqui e dura pela eternidade. 

Infelizmente, muitos ignoram a verdade, pois ela fala das nossas falhas e, por isso, pode ser difícil ouvi-la. Quando as pessoas preferem seguir os seus desejos, as suas ideias, e se fechar para o verdadeiro ensinamento de Deus, elas se afastam da verdade e acabam sofrendo com as consequências. Felizmente, a verdade é que Deus é amoroso e está sempre pronto para perdoar e receber a todos. Por isso, no jogo da vida, prefira sempre a verdade, e assim você não precisará se preocupar com as consequências. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por revelares a verdade a nós. Dá-nos forças para buscá-la em todas as situações e para apontar o caminho certo aos outros. Amém!