Publicado em: 26 de abril de 2022
Vencendo as dúvidas 

Para: terça-feira, 26 de abril de 2022
Texto: Lucas 24.36-49  

“Ele [Jesus] disse: — Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? (Lc 24.38) 

Conta-se que um jumento estava com fome. À direita do local onde ele estava havia pasto à disposição. À esquerda também havia comida em abundância. Mas ele ficou em dúvida. Não sabia se ia para lá ou para cá! 

Infelizmente o jumento acabou morrendo de fome, ou melhor, acabou morrendo de dúvida. Obviamente essa história é uma mera fábula. Mas é bem verdade que a dúvida pode trazer grandes prejuízos, especialmente para a fé. Tanto que o Diabo, com suas mentiras e artimanhas, não cansa de semear a dúvida. 

As Sagradas Escrituras nos revelam tudo o que aconteceu com Jesus. Sabemos que ele morreu e ressuscitou. E que, ao aparecer ressurreto, alguns creram e, no entanto, muitos duvidaram. Muitas dúvidas inundavam a mente e o coração das pessoas. Jesus, pacientemente, foi destruindo a dúvida dos seus seguidores. 

Primeiro ele lançou as perguntas: “Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês?” (Lc 24.38). Logo depois, Jesus pediu algo para comer e se alimentou na frente dos discípulos. Esse gesto tão simples queria trazer aos discípulos a certeza de que ele estava ali, vivo, comendo. Jesus queria que eles vencessem as suas dúvidas. Mas ele fez ainda mais. Milagrosamente ele “abriu a mente deles”, não apenas para perceberem ou entenderem as coisas, mas para crerem de todo o coração. 

E para você? Quais são as dúvidas que incomodam e paralisam você? Coloque-as diante de Jesus! Ele, em misericórdia, auxiliará você a vencer suas instabilidades para viver na segurança da presença do nosso Deus, que venceu a própria morte. Obviamente não teremos todas as respostas, mas nos consolaremos em Jesus, a verdade que liberta! 

Oremos: Querido Deus, somos frágeis e frequentemente somos atormentados por dúvidas. Ajuda-nos e guia-nos! Em nome de Jesus. Amém.