Publicado em: 29 de agosto de 2021
Venha, amigo, para perto de Jesus! 

Para: domingo, 29 de agosto de 2021
Texto: Lucas 14.7-14 

“Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor.” (Lc 14.10) 

“Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor” (Lc 14.10). Jesus usou essa expressão ao contar uma ilustração quando observava o que faziam os convidados de um casamento. Eles queriam escolher os melhores lugares. É normal as pessoas quererem os melhores lugares. Mas, Jesus diz que essa não é a atitude mais adequada. O melhor é ser chamado pelo anfitrião da festa, do que ter que ceder o lugar para algum convidado mais importante. 

Jesus não está dando uma lição sobre comportamento social numa festa de casamento. Porém, ele aproveitou a ocasião para falar da humildade diante de Deus, a partir do princípio escrito pelo evangelista Lucas: “Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido” (Lc 14.11).  

Ser humilde diante de Deus é aceitar que toda a nossa existência depende da sua graciosa mão. Não é a nossa habilidade que torna possível a nossa vida. A humildade abre as portas para Deus nos chamar de amigos. Abraão foi chamado por Deus de amigo, mas não porque fez coisas extraordinárias: ele confiou na palavra de Deus. 

Assim, ser chamado de amigo, é um ato bondoso de Deus para os que creem em Jesus. Segundo o apóstolo Paulo, “nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo” (Rm 5.10).  

Aceitar em humildade essa verdade e crer nela, faz com que sejamos chamados assim por Jesus: “Venha, amigo. Venha aqui”! Quando nos falta a paz, quando ansiamos pelo perdão, quando o sofrimento bate à nossa porta ou quando estamos diante da morte, ele nos chama para perto dele: “Venha, amigo. Venha! Eu vou cuidar de você!” 

Oremos: Jesus, obrigado porque, antes de sermos teus amigos, tu és o nosso amigo, sempre disponível para nos socorrer. Amém.